Movimento no comércio varejista cresce 8,5% no primeiro trimestre

Resultado revela desaceleração no ritmo de crescimento do varejo

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2011 quando comparado com o mesmo período do ano passado, apontam dados da empresa de análise de crédito Serasa Experian. De acordo com o indicador Serasa Experian de atividade do comércio, o resultado revela que já ocorre desaceleração no ritmo do crescimento do varejo brasileiro no início de ano, já que, durante o ano de 2010, a atividade varejista expandiu-se 10,3%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, em março houve crescimento de 5,5% do varejo nacional, a menor taxa anual de crescimento desde julho de 2009. A atividade do comércio recuou 0,8% em março de 2011 perante fevereiro de 2011. O destaque do varejo neste primeiro trimestre foi o segmento de material de construção, exibindo crescimento de 14,1% frente ao mesmo período de 2010. Em seguida, o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com expansão de 8,9%, também registrou desempenho favorável no acumulado dos três primeiros meses de 2011. Entre os destaques negativos estão os segmentos de veículos, motos e peças, com recuo de 1,6%, e tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com queda de 1% no trimestre. Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento menos acelerado do varejo no primeiro trimestre é um sinal de que medidas macroprudenciais de restrição ao crédito e a trajetória de aumento da taxa básica de juros (taxa Selic) já começaram a conter a expansão do consumo, especialmente dos itens em que o crédito tem participação preponderante. Para a empresa, essa deve ser a tendência da atividade varejista ao longo dos próximos meses.