Mudam regras para o cartão de crédito

O governo anunciou uma ampla rodada de regulação do mercado de cartões de crédito que começará a valer em 1º de junho de 2011. A principal mudança é determinação de um limite mais alto para pagamento…

O governo anunciou uma ampla rodada de regulação do mercado de cartões de crédito que começará a valer em 1º de junho de 2011. A principal mudança é determinação de um limite mais alto para pagamento mínimo da fatura, que a partir de junho será de 15%, e a partir de dezembro de 2011, de 20%.

A intenção, segundo o Banco Central (BC), é evitar o “superendividamento” das famílias. Atualmente, a prática do mercado é de 10% de pagamento mínimo da fatura, mas isso é apenas uma convenção e não uma norma. O diretor de Política Monetária do BC, Aldo Luiz Mendes, acredita que a medida vai ter eficácia em reduzir o nível de endividamento dos usuários, a despeito dos juros altos cobrados na rolagem de dívida de cartão de crédito.

Mendes, no entanto, disse que o limite para pagamento mínimo poderá ser revisto ao longo do tempo. O executivo explicou que o governo tomou cuidado para não fazer uma mudança brusca que impactasse a programação de pagamento das pessoas.

Outra alteração relevante nas regras desse mercado é a redução do número de tarifas autorizadas a serem cobradas dos clientes.

As novidades

– O limite para pagamento da fatura passará a ser de 15%, a partir de junho de 2011, e de 20%, a partir de dezembro de 2011. A mudança valerá para todos os cartões, novos e antigos.
– O número de tarifas cobradas passerá de cerca de 80 para cinco. São elas: anuidade, emissão de segunda via de cartão, utilização de saque na função crédito, pagamentos de contas e, quando houver necessidade, avaliação emergencial do limite de crédito.
– O Conselho Monetário Nacional (CMN) também proibiu o envio de cartão sem pedido expresso do cliente. Essa prática já era vedada no Código de Defesa do Consumidor, mas ainda não havia sido trazida para a regulação bancária.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais