Mudança de feriados para sextas é alvo de críticas

A alteração dos feriados nacionais que caírem durante a semana para sexta-feira é vista com restrição pelos comerciantes gaúchos. Eles alegam que a transferência para esse dia da semana esvaziará os negócios no sábado, tradicional dia de compras do varejo. Os empresários concordam, no entanto, que os feriados sejam modificados de maneira a ficarem juntos aos finais de semana e sugerem que o dia eleito seja a segunda-feira. Projeto de lei propondo a transferência do dia do feriado nacional tramita no Senado e deve ser votado neste semestre. A matéria, entretanto, não atinge os feriados de Natal, Ano-Novo e 7 de Setembro. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs), Vitor Koch, espera que a matéria não seja aprovada. “O feriado na sexta esvaziará o comércio”, explicou. “A sugestão é de que o dia seja a segunda-feira”, disse o presidente da Fecomércio-RS, Flavio Sabbadini. O mesmo entendimento tem o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), Ronaldo Sielichow, que considera o feriado na segunda menos impactante.