Não se vá!

Um problema com o qual, geralmente, os varejistas se deparam é o de motivar sua equipe. É só relaxar um dia, uma semana, para que um ou outro da equipe diminua o ritmo, fique apático e, consequentemente, diminua sua performance. É desesperador para o gestor, não é?

Entender o que está por trás da motivação das pessoas, pode ajudar nesse momento. O que mais desmotiva os vendedores é o fato de não se sentirem capazes de realizar suas responsabilidades. Ou seja, não foram capacitados, porém são cobrados para realizar tarefas.

Em seguida, é importante entender que motivação também tem um aspecto pessoal. Cada um define para si mesmo o que lhe motiva ou não. A motivação nasce dentro do indivíduo e o faz realizar com prazer, tarefas que lhe tragam algum tipo de realização.

Portanto, o gestor pode e deve promover um ambiente que facilite a motivação da equipe. Ele deve definir a importância das tarefas. Fica mais fácil quando as pessoas entendem porque fazer, ao invés de simplesmente ter que fazer. O gestor também deve ficar atento às realizações de sua equipe e sempre reconhecer os esforços positivos. Reconhecer cada vitória, por menor que seja, motiva as pessoas a seguir em frente.

Pense, repense e aja de forma diferente na hora de motivar seus funcionários. Acredite: é mais fácil realizar ações eficientes de motivação e retenção de seus profissionais, do que ter que lamentar a saída dos mesmos. Não espere que alguém diga que está indo embora para tentar que ele fique. Aja agora!