Natal Verde resgata o espírito natalino no Centro Histórico

Árvore Natalina reciclável é um dos destaques do Natal Verde

O Natal Verde do Centro Histórico foi lançado oficialmente sábado, 3, na Esquina Democrática da Capital, e segue com a realização de grandes atrações e eventos culturais até dia 20. A iniciativa pretende difundir pela Capital a celebração natalina comunitária, ressaltando a importância do desenvolvimento sustentável para garantir a preservação da natureza e a biodiversidade do planeta.

O projeto foi idealizado pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), em ação conjunta com a Rede de Amigos do Centro Histórico de Porto Alegre (AMICH) e conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA) e a Caixa Econômica Federal.

A programação iniciou com a apresentação da banda da Brigada Militar, shows de malabaristas vestidos de Papai Noel, solistas de saxofone interpretando canções natalinas e o lançamento da Árvore Natalina Sustentável de cinco metros de altura, produzida e revestida de material reciclado, com mais de 1,5 mil garrafas Pet, construída pelo artista plástico Émerson Otharan, uma realização da CDL Porto Alegre. Na sequência, o público pôde conferir de perto no Mercado Público o Coral da ACIRS (Sociedade Italiana) e a Maratona Musical de 12 horas do Chalé da Praça XV.

Na cerimônia de abertura, o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, ressaltou que ações como esta são fundamentais para promover e incentivar a consciência ambiental na sociedade. De acordo com o coordenador-geral do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), Newton Braga Rosa, o Natal Verde tem também um caráter lúdico e institucional. “A grande proposta é inovar sempre para divulgar e chamar a atenção sobre a importância da sustentabilidade sócio-ambiental. Este projeto está integrado também a outras atividades de incentivo e inclusão social, como o Natal Bem Legal, promovido pela prefeitura, através do Gabinete da Primeira-Dama. Durante o período de realização do evento, estão sendo disponibilizadas caixas de recolhimento de presentes para crianças carentes, em diversas lojas, entidades e instituições do Centro Histórico.”

Diversas atrações compõem a programação do Natal Verde. Eventos sociais, ações e atividades culturais como uma Feira de Antiguidades no Mercado Público, brechó, artesanato e oficinas sustentáveis serão promovidos, durante o período. Distribuídos em diferentes locais do Centro Histórico de Porto Alegre; como a Esquina Democrática, a escadaria da Rua 24 de Maio, o Mercado Público e o Viaduto Otávio Rocha, grande parte da programação é gratuita.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais