Navegantes muda rotina

As cidades que são banhadas por rio ou mar irão parar, nesta quinta-feira, para as celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes. A tendência é de que poucas pessoas façam feriadão – já que a previsão é de que os servidores públicos municipais, estaduais e federais trabalhem normalmente na sexta-feira. O feriado, entretanto, faz com que alguns serviços sejam alterados, sendo necessário que a população tenha ciência.

A maior atenção será em relação ao deslocamento às praias do Litoral Norte e Sul. Nas estradas federais, como o feriado é pontual, em algumas cidades não haverá qualquer ação especial. Apesar disso, como a expectativa é de que haverá aumento no fluxo de veículos, a Polícia Rodoviária Federal estará atenta à movimentação mais intensa. Nas praias, estão previstas operações especiais para coibir as infrações de trânsito e reduzir o número de acidentes.

Quem vai pegar a estrada precisa estar atento às condições do veículo. Para garantir uma viagem tranquila, o ideal é realizar uma revisão do carro, tendo um cuidado especial com os acessórios, como pneus, extintor de incêndio e estepe. Em Porto Alegre, os serviços públicos estarão suspensos amanhã – exceto os essenciais -, mas serão retomados normalmente na sexta-feira. O transporte público na Capital sofrerá alterações devido à procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que sairá do Centro e seguirá até a igreja da Padroeira, no bairro Navegantes.

Será feita a interrupção da avenida Castelo Branco e adjacências no início da manhã. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai articular um esquema especial para contornar a procissão.

Os agentes da EPTC estarão atuando para organizar e desviar o trânsito nas proximidades da Igreja. Além disso, serão ampliados horários dos ônibus – como normalmente ocorre – para facilitar o traslado de quem pretende acompanhar as celebrações. Amanhã também será dia de passe livre nos ônibus em Porto Alegre, e os trens estarão trafegando com intervalos de 15 minutos entre as viagens.

Quem precisar utilizar os bancos deverá ficar atento, já que eles estarão fechados nesta quinta-feira. Os serviços de saúde funcionam em regime de urgência. Assim, em caso de necessidade, o ideal é procurar os pronto-atendimentos que funcionam 24 horas e as emergências hospitalares. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

O Sindilojas Porto Alegre lembra que o comércio não deverá abrir no feriado, em função da convenção coletiva de trabalho. Mesmo assim, nos shoppings as praças de alimentação funcionarão normalmente.