Navegantes muda rotina

As cidades que são banhadas por rio ou mar irão parar, nesta quinta-feira, para as celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes. A tendência é de que poucas pessoas façam feriadão – já que a previsão é…

As cidades que são banhadas por rio ou mar irão parar, nesta quinta-feira, para as celebrações de Nossa Senhora dos Navegantes. A tendência é de que poucas pessoas façam feriadão – já que a previsão é de que os servidores públicos municipais, estaduais e federais trabalhem normalmente na sexta-feira. O feriado, entretanto, faz com que alguns serviços sejam alterados, sendo necessário que a população tenha ciência.

A maior atenção será em relação ao deslocamento às praias do Litoral Norte e Sul. Nas estradas federais, como o feriado é pontual, em algumas cidades não haverá qualquer ação especial. Apesar disso, como a expectativa é de que haverá aumento no fluxo de veículos, a Polícia Rodoviária Federal estará atenta à movimentação mais intensa. Nas praias, estão previstas operações especiais para coibir as infrações de trânsito e reduzir o número de acidentes.

Quem vai pegar a estrada precisa estar atento às condições do veículo. Para garantir uma viagem tranquila, o ideal é realizar uma revisão do carro, tendo um cuidado especial com os acessórios, como pneus, extintor de incêndio e estepe. Em Porto Alegre, os serviços públicos estarão suspensos amanhã – exceto os essenciais -, mas serão retomados normalmente na sexta-feira. O transporte público na Capital sofrerá alterações devido à procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que sairá do Centro e seguirá até a igreja da Padroeira, no bairro Navegantes.

Será feita a interrupção da avenida Castelo Branco e adjacências no início da manhã. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai articular um esquema especial para contornar a procissão.

Os agentes da EPTC estarão atuando para organizar e desviar o trânsito nas proximidades da Igreja. Além disso, serão ampliados horários dos ônibus – como normalmente ocorre – para facilitar o traslado de quem pretende acompanhar as celebrações. Amanhã também será dia de passe livre nos ônibus em Porto Alegre, e os trens estarão trafegando com intervalos de 15 minutos entre as viagens.

Quem precisar utilizar os bancos deverá ficar atento, já que eles estarão fechados nesta quinta-feira. Os serviços de saúde funcionam em regime de urgência. Assim, em caso de necessidade, o ideal é procurar os pronto-atendimentos que funcionam 24 horas e as emergências hospitalares. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

O Sindilojas Porto Alegre lembra que o comércio não deverá abrir no feriado, em função da convenção coletiva de trabalho. Mesmo assim, nos shoppings as praças de alimentação funcionarão normalmente.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais