Negócios Humanizados

A palestra de encerramento da 10ª FBV – Economia criativa e social – emocionou o público, fez refletir e inspirou a plateia que foi ouvir o ex-jogador de futebol Tinga.

Bate-Papo:

A palestra de encerramento da 10ª FBV – Economia criativa e social – emocionou o público, fez refletir e inspirou a plateia que foi ouvir o ex-jogador de futebol Tinga.
Com a experiência de jogador e campeão por vários clubes e agora empresário de sucesso, Paulo César Tinga falou de superação, de sonhos e de pessoas, e, na mesma linha de muitos conferencistas que abordam temas relacionados ao varejo, foi enfático ao afirmar: “O ser humano é sempre protagonista”.

Por que é importante falar sobre sonhos e pessoas para o segmento varejista?

Muita gente teme o avanço da tecnologia, porque acha que vai sair do processo, mas eu costumo dizer que tudo é para as pessoas e parte da pessoa. Quem dá o play é a pessoa, quem diz que sim ou não são as pessoas. O ser humano é o protagonista. Eu criei o projeto Gestão Além da Planilha para mostrar isso: que se estamos falando por um celular é porque pessoas apertaram botões. Isso ninguém tira da gente. Tecnologia é o meio, nunca é o fim. Então, meu propósito maior é falar de pessoas e de seus sonhos. Eu faço palestras para vários tipos de clientes, porque onde têm pessoas, temos de cuidar das pessoas. Não existem negócios sem pessoas. Robôs não vendem para robôs. Tem uma pessoa que escolheu um produto, tem uma pessoa que precisa de um serviço, são as pessoas que querem ser atendidas.

E os sonhos? Para um empresário, qual é a importância de ter sonhos?

Os sonhos têm de andar conosco até o último dia das nossas vidas. Eles vão mudando ao longo do tempo. Tem um momento em que nosso sonho é brincar, ter um brinquedo, depois vai ter um dia em que nosso sonho é ter um dia a mais, vencer uma doença. No ambiente de negócios, é importante entender que os sonhos não são iguais, que cada um tem seus próprios sonhos. Eu sempre falo que o foco não é exatamente vestir a camisa da empresa. Nas minhas palestras …

Acompanhe o bate-papo completo clicando aqui.