No RS, abertura de novas empresas se mantém estável no começo do ano

O Rio Grande do Sul registrou, nos primeiros quatro meses de 2009, 16.259 novas empresas no Estado. A redução é de apenas 1% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 16.442 novos registros. Conforme a Junta Comercial do RS (Jucergs), a comparação representa estabilidade de novos empreendimentos, apesar da crise econômica internacional e seus reflexos no país.

Segundo a entidade, em março foram registradas 4.770 novas empresas, 16% superior em relação ao mesmo período em 2008 – de 4.122. Em relação aos fechamentos, houve um decréscimo no mesmo período analisado. Em 2009 foram extintas 7.418 empresas, 7% inferior em relação a 2008 quando esse o chegou a 8.014.