Nota de apoio de apoio ao projeto natureza

Manifestação das entidades comerciais de Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre – Sindilojas Porto Alegre – e as demais entidades abaixo subscritas manifestam seu apoio ao Projeto Natureza, da CMPC Celulose Riograndense, e reafirmam a importância de sua realização para o Rio Grande do Sul.

O Projeto Natureza representa um dos maiores investimentos privados da história recente do Estado, um compromisso concreto com o Rio Grande do Sul em um momento em que o Estado necessita, mais do que nunca, de sinais positivos para sua recuperação e desenvolvimento.

As entidades signatárias acompanham com atenção o processo de licenciamento ambiental do Projeto Natureza e manifestam sua confiança de que, cumpridas todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelos órgãos competentes, o empreendimento reúne condições para se tornar um marco do desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul.

Ressaltamos que projetos estruturantes como este dependem de previsibilidade e segurança jurídica para se concretizarem. A forma como o Rio Grande do Sul trata esse investimento envia uma mensagem clara ao Brasil e ao mundo sobre a capacidade do Estado de acolher grandes empreendimentos. A continuidade do Projeto Natureza é, portanto, um ativo estratégico para a atração de novos investidores.

A geração de 12 mil empregos durante as obras, somada a mais de 5 mil postos permanentes e ao fortalecimento da cadeia produtiva regional, representa uma oportunidade que o Rio Grande do Sul não pode deixar passar.

As entidades signatárias confiam nas instituições gaúchas e brasileiras para conduzir esse processo com equilíbrio, rigor técnico e visão de futuro — e reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o Rio Grande do Sul.

Associação Comercial de Porto Alegre
Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre
Sindicato de Hotéis de Porto Alegre
Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região
Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre

Porto Alegre, 10 de abril de 2026

Veja também

    Noticias

    Dia das Mães: moradora de Alvorada é premiada ao comprar roupas para a filha em ...

    Veja mais
    Noticias

    Feira Brasileira de Varejo reunirá grandes nomes do setor de 20 a 22 de maio

    Veja mais
    Noticias

    Eleição na Fecomércio-RS confirma nova gestão e elege Arcione Piva como 3º vi...

    Veja mais
    Noticias

    Segurança reforçada impulsiona varejo para o Dia das Mães em Porto Alegre

    Veja mais