Nota Técnica: Inflação volta a acelerar em abril

O IPCA, índice de preços que baliza as metas de inflação do Banco Central, registrou elevação de 0,64% em abril, acelerando em relação aos 0,21% do mês anterior. O resultado superou as expectativas do…

O IPCA, índice de preços que baliza as metas de inflação do Banco Central, registrou elevação de 0,64% em abril, acelerando em relação aos 0,21% do mês anterior. O resultado superou as expectativas do mercado, que estavam em 0,58%, e foi a maior taxa de inflação mensal desde abril do ano passado. Para a região metropolitana de Porto Alegre, a inflação de abril foi de 0,78%.

Os preços de Despesas Pessoais, que aceleraram de 0,55% em março para 2,23% em abril, impulsionados por cigarros (cujos fabricantes anteciparam o reajuste do IPI sobre o produto a partir de maio) e empregados domésticos, representaram o maior impacto na inflação de abril. Os grupos de Alimentação e bebidas (0,51%), Habitação (0,80%), Vestuário (0,98%), Saúde e cuidados pessoais (0,96%) e Comunicação (0,46%) também apresentaram aceleração de preços em relação ao mês anterior. Por outro lado, os grupos de Artigos de residência (-0,79%), Transportes (0,10%) e Educação (0,04%) registraram decréscimo em relação à elevação de março.

Apesar da aceleração no comportamento mensal, a inflação acumulada em 12 meses apresentou queda em abril. Essa divergência é explicada pelo fato de que a elevação de preços em abril de 2011 (0,77%) havia sido ainda maior do que a registrada no último mês. No ano, o IPCA acumula elevação de 1,87%.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais