Nota Técnica: Influenciada por expectativas, Confiança do Comércio apresenta queda em dezembro

Conforme divulgado pela FGV, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) registrou queda de 3,0% entre novembro e dezembro. Essa retração é atribuída à redução expressiva no Índice de Expectativas (IE),…

Conforme divulgado pela FGV, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) registrou queda de 3,0% entre novembro e dezembro. Essa retração é atribuída à redução expressiva no Índice de Expectativas (IE), o qual apresentou retração de 8,2%, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) teve acréscimo de 4,0%. Já na comparação com dezembro de 2010, o ICOM está 6,4% menor, reflexo da redução, tanto no ISA (-10,3%) quanto no IE (-2,8%).

Em termos de setores, em relação à igual período do ano anterior, todos apresentaram redução de confiança. A queda mais significativa ocorreu nos setores de Veículos e Atacado, cujas retrações foram de 14,9% e 9,7%, respectivamente. O setor Varejo Ampliado caiu 4,5%, enquanto Varejo Restrito teve queda de 3,0% e Material para Construção, 0,3%.

Com a queda de dezembro, a Confiança do Comércio alcançou 127 pontos, menor patamar da série histórica, iniciada em março de 2010. Esse comportamento é fortemente influenciado pelo componente de Expectativas, em queda há três meses consecutivos, e ainda é compensado pelo componente de Situação Atual, em elevação devido à sazonalidade do período de final de ano.

Para os próximos meses, em decorrência das incertezas, principalmente no que tange às expectativas, poderemos observar decréscimo adicional na Confiança do Comércio. Contudo, em linha com o ritmo mais intenso de crescimento da atividade econômica, projetado para ocorrer a partir do segundo semestre, deveremos observar expansão do indicador a partir desse período. A despeito da queda significativa no mês e do fato de o índice estar em nível inferior ao verificado em 2010, os empresários do comércio permanecem otimistas (índice superior a 100 pontos), condição que deverá seguir inalterada em 2012.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais