Nova denominação do centro de Porto Alegre é divulgada em reunião de Conselho da Fecomércio-RS

Uma lei municipal aprovada em janeiro deste ano modificou a denominação da zona do centro de Porto Alegre. Pela Lei 10.364/08, o bairro centro passou a se chamar “centro histórico de Porto Alegre”. O objetivo da alteração foi valorizar o local, que é composto por diversos prédios históricos, além de áreas culturalmente muito importantes para a capital. Para falar sobre este projeto, a presidente do COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural), Rita Chang, esteve na reunião do Conselho de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-RS, explicando aos presentes o reflexo da nova denominação para a cidade.

Segundo contou Rita, o intuito principal do conceito é o de agregar valor ao patrimônio cultural da cidade, além de focar no turismo, que acabou sendo pouco explorado mesmo com tantas potencialidades. “Porto Alegre possui uma vocação muito grande para cultura. O nosso centro histórico é certamente um reduto de marcos culturais que precisam ser mais amplamente conhecidos por todos”, destacou.

Durante a reunião, o diretor do Conselho, Manuel Suarez, e outros conselheiros da Federação deram sugestões para a presidente do COMPAHC como forma de conquistar uma maior divulgação da iniciativa. Uma das idéias propostas foi a de criar um calendário anual para o centro histórico da cidade, com atividades que aconteceriam mensalmente.
Esta idéia nasceu a partir de bons exemplos de outras cidades do país e do mundo. É o caso de Olinda, em Recife, que possui seu centro histórico amplamente conhecido e divulgado, além de muito procurado por turistas de todos os lugares. Para Rita, a Lei que alterou o nome fará justiça histórica à área mais antiga, que foi onde começou a urbanização da cidade.

Durante o encontro na Fecomércio-RS, Rita Chang apresentou um vídeo que mostra alguns dos pontos turísticos e históricos do centro da cidade. Casa de Cultura Mário Quintana, Margs, Rua da Praia, Santander Cultural, entre outros são alguns dos locais citados. Para visualizar o vídeo, acesse o link abaixo.