Nova diretoria do Sindilojas Porto Alegre toma posse para a gestão 2026–2030
Cerimônia reuniu lideranças e destacou o papel da entidade para o desenvolvimento econômico e social
O Sindilojas Porto Alegre oficializou, na noite desta segunda-feira (6/4), a posse da nova diretoria da entidade para a gestão 2026–2030. A cerimônia foi realizada na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, e reuniu autoridades, lideranças empresariais, representantes do setor e convidados.
Reconduzido à presidência, Arcione Piva inicia seu segundo mandato à frente do Sindicato, ao lado do vice-presidente Tarcísio Pires, também reeleito. A nova gestão dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos, marcado pelo fortalecimento institucional e pela ampliação da atuação da entidade junto ao varejo local.
Durante seu pronunciamento, Piva destacou o momento como uma reafirmação das responsabilidades da entidade. “Hoje não celebramos apenas a continuidade de uma gestão, mas a consolidação de um ciclo de trabalho intenso, com avanços consistentes do nosso Sindilojas. Fortalecemos nossa atuação, ampliamos parcerias estratégicas e renovamos nosso compromisso com o desenvolvimento do varejo e da sociedade. Iniciamos esta nova etapa conscientes dos desafios, mas também das oportunidades de evoluir, inovar e seguir contribuindo para um setor cada vez mais forte, conectado e preparado para o futuro”, afirmou.
O presidente também ressaltou a trajetória da entidade, que se aproxima de 90 anos de atuação, reconhecida como uma das principais referências na representação do varejo no País. Segundo ele, esse posicionamento é resultado da atuação articulada, da proximidade com os associados e da capacidade de adaptação a diferentes cenários econômicos.
Além disso, a entidade ampliou conexões e potencializou sua estrutura de serviços, oferecendo soluções que vão desde qualificação e inteligência de mercado até iniciativas voltadas à gestão e ao desenvolvimento dos negócios.
Renovação e FBV
A nova diretoria reúne representantes de diferentes perfis e também reflete a renovação do setor, com a entrada de novos lojistas e maior participação feminina. A proposta é dar continuidade às iniciativas já consolidadas, ao mesmo tempo em que se busca acompanhar as transformações do varejo. (Veja quem são os empossados na lista abaixo).
Entre os destaques da agenda da entidade está a realização da 12ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Centro de Eventos Fiergs. O evento, que espera receber 12 mil visitantes, vai reunir especialistas, empresários e lideranças para debater tendências, desafios e oportunidades do setor.
Ao encerrar, Piva reforçou o papel do comércio no desenvolvimento econômico e social. “Quando o comércio vai bem, a cidade responde com mais empregos, renda e qualidade de vida. Esse é o compromisso que renovamos nesta nova gestão”, destacou.
Presenças
A cerimônia contou com a presença de autoridades e lideranças, entre elas o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm; o prefeito de Alvorada, Douglas Martello; e o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Luiz Carlos Bohn, além de representantes de diferentes setores, dirigentes de entidades, imprensa e convidados.
Saiba quem são os diretores da gestão 2026-2030:
Arcione Piva – Presidente
Tarcísio Pires Morais – Vice-presidente
Rosi Frigo Luz – Vice-presidente Administrativo e Tecnologia da Informação
Marco Antônio Belotto Pereira – Vice-presidente Financeiro
Ronaldo Netto Sielichow – Vice-presidente Relações do Trabalho
Eduardo Augusto Curra Sasso – Vice-presidente Comercial
Claus Hubert Lagemann – Vice-presidente Político e Institucional e Socioambiental
Rose Ingrid Müller – Vice-Presidente Comunicação e Marketing
Luciane Bestetti Gottschall – Diretora Administrativo e Tecnologia da Informação
Felippe Tarta Sielichow – Diretor Financeiro
Paulo Fernando Gomes Pancinha – Diretor Relações do Trabalho
Douglas Tiago Tonietto – Diretor Comercial
Luiz Carlos Vivian – Diretor Político e Institucional e Socioambiental
Pedro Henrique Sasso – Diretor Comunicação e Marketing
Fabio Adegas Facio – Diretor suplente
Evandro Bizotto – Diretor suplente
Carlos Klein – Diretor suplente
Irio Piva – Diretor suplente
Janaina Crespo Costa – Diretora suplente
Carmem Luciana Durlo Pozza – Diretora suplente
Edevando Schenato – Diretor suplente
Adriana Alves Vicente – Diretora suplente
Camila Petrucci De Freitas – Diretora suplente
Pedro Lorencena – Diretor suplente
Angela Rosito Becker – Diretora suplente
Rafaela Cardoso Del Rio – Diretora suplente
Ana Paula Albuquerque De Azevedo – Diretora suplente
Orisvaldino Magnus Scheffer – Conselheiro fiscal
José Eduardo Da Silva Sperb – Conselheiro fiscal
Rodolfo Rogério Testoni – Conselheiro fiscal
Genesvile Antonio Zanotelli – Conselheiro fiscal suplente
Roni Zenevich – Conselheiro fiscal suplente