Nova plataforma permite abertura de empresas em até 10 minutos

Tudo Fácil Empresas foi criada pela Junta Comercial do RS em parceria com a prefeitura de Porto Alegre.

A partir da última quarta-feira, 15, Porto Alegre passou a contar com um serviço que vai facilitar a vida do empreendedor e permitir a abertura de uma empresa em até 10 minutos. É o Tudo Fácil Empresas, criado pela Junta Comercial do RS em parceria com a prefeitura municipal de Porto Alegre, por meio da Procempa e das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Meio Ambiente; Urbanismo e Sustentabilidade; Saúde e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Funcionalidades como consulta e seleção de endereços, viabilidade das atividades de acordo com o Plano Diretor e geração da inscrição tributária municipal podem ser realizadas pela plataforma. Com isso, será possível abrir uma empresa em um único site, inclusive através do celular.

Na cerimônia de lançamento da iniciativa, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, comentou a novidade. “Porto Alegre passa a ser a primeira cidade do Brasil a implementar o serviço neste formato, com essa facilidade, e isso nos orgulha muito”, declarou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, também falou da relevância da iniciativa para a cidade. “É mais uma ação importante da gestão Melo e Ricardo, alicerçada na Lei da Liberdade Econômica, que muda o patamar do ambiente de negócios da nossa capital. Também demonstra o nosso compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo, geração de emprego e renda”, destacou.

Como acessar

No site da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, o novo portal estará disponível na aba de serviços, que contará com um tutorial com o passo a passo para realizar o processo.