Novo sistema permite abrir empresas em até 5 dias

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, apresentou a REDESIMPLES

Um sistema que integra União, estados e municípios promete facilitar a vida dos novos empreendedores. A REDESIMPLES será um processo único e simplificado para que a abertura de empresas no Brasil aconteça em até cinco dias.

O novo sistema foi oficializado nesta quarta-feira, dia 9, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e do ministro da secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

A nova plataforma será operacionalizada por meio de um sistema nacional informatizado, o Registro e Licenciamento de Empresas (RLE). Os empresários terão um sistema de entrada de dados único que permitirá abrir empresas, alterar cadastro, obter licenças de funcionamento e dar baixa de empresas. Isso tudo poderá ser feito online, caso o empreendedor possua um certificado digital.

Segundo o Sebrae, os negócios considerados de baixo risco, 90% do total hoje, poderão ser abertos em até cinco dias. Atualmente, a média de abertura de empresas é de 83 dias. A ideia da REDESIMPLES é diminuir a burocracia e aumentar a competitividade das empresas brasileiras. “É apenas um primeiro passo para conseguirmos criar um país menos burocrático para todos”, diz Afif.

A ferramenta já está disponível para empreendedores do Distrito Federal, através do Portal Empresa Simples.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios