NRF 2021: “A tecnologia melhora a experiência nas lojas físicas, mas jamais substituirá a interação humana”, diz Indra Nooyi, ex-presidente e CEO da PepsiCo

Executiva compartilhou seus pontos de vista sobre o que a pandemia causou para as empresas e o que virá no futuro

O segundo dia do capítulo online da NRF Retail’s Big Show 2021 promoveu uma entrevista inspiradora da jornalista Sara Eisen, âncora de notícias financeiras no canal CNBC, com Indra Nooyi, ex-presidente e CEO da PepsiCo. A executiva, diversas vezes listada entre as 100 mulheres mais influentes do mundo, compartilhou seus pontos de vista sobre o que a pandemia causou para as empresas e, principalmente, como ela entende que deva ser no futuro. 

“A primeira coisa que essa pandemia nos ensinou é que os líderes precisam ser estudantes. Precisamos aprender sobre a ciência, sobre as pessoas, sobre as suas formas de vida”, disse Indra, que complementou: “nossa segunda tarefa é simplificar o que é complexo. Entender e simplificar. A terceira tarefa é buscar especialistas. Deixar que eles falem e façam seu trabalho. A quarta é pensar na logística. Fazer os especialistas conversarem para que tudo funcione corretamente. E a quinta tarefa é repetir sempre o mesmo ciclo. O mais importante é sempre liderar com humildade. ”. 

Para Indra, até a chegada da pandemia, muitos não pensavam o quanto os varejistas eram essenciais, citando como exemplo os supermercados e as farmácias, que se mantiveram sempre abertos. “Estes trabalharam na linha de frente, mantiveram a roda da economia girando. O varejo fez a diferença. E, quando as lojas não-essenciais reabrem, a vida também parece começar a voltar ao normal. É onde as pessoas se encontram, conversam, interagem. Então, quando eles fazem de tudo para manter seus funcionários e clientes seguros, eles prestam um grande serviço também”, disse. 

Aceleração
A pandemia também acelerou as tendências que aconteceriam nos próximos anos. Por exemplo, nas compras online, em que muitos varejistas tiveram de se adaptar e acompanhar uma tecnologia que evoluía ao mesmo tempo. O crescimento nesta área em 2020, segundo Indra, estava previsto para 2023. 

“Por outro lado, vejam o quanto perdemos daquilo que nem percebíamos que sentiríamos falta. Eu sinto falta de estar entre as pessoas. Então, acredito que teremos um rejuvenescimento do varejo. A tecnologia vai melhorar as experiências nas lojas físicas, mas jamais substituirá a interação humana”, defendeu a executiva. 

Agora, para o futuro, ela defende ainda mais que as empresas precisam pensar em ser mais sustentáveis, com menos produção de plástico e lixo. “Precisaremos abrir mão de um pouco de conveniência para reavaliar toda a cadeia. Temos de nos comprometer com a retomada da interação humana, das experiências de se comprar em uma loja, mas de forma sustentável. Estou muito otimista com o futuro. Tenho certeza de que o varejo crescerá muito e retomará seu patamar no mundo pós-vacina”, concluiu.

Leia a cobertura de outras palestras da NRF 2021:
"É hora de aceitar que as lojas físicas se tornarão um suporte da venda online", diz CEO da GDR Creative Intelligence
Live commerce é tendência na humanização do atendimento online
Painel reforça a importância de um planejamento centrado no atendimento ao cliente
CEO da JP Morgan Chase defende foco nas pessoas para a retomada econômica
7 resoluções para o varejo em 2021
Mudanças de comportamento e consumo no varejo são destaques no primeiro dia de NRF online
Pandemia forçou transformação para sustentar os negócios
Walmart na pandemia: Chefe de Atendimento ao Cliente fala sobre adaptações e perspectivas em bate-papo na NRF 2021
Restrições de 2020 tornaram mais urgente repensar a experiência do consumidor

Veja também

    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    “Venda é sobre confiança”, diz Thiago Concer, em evento da Entidade

    Veja mais