NRF 2023 evidencia a força do cliente e dá dicas de tendências

Varejistas têm amostras de tendências que vão direcionar o consumo

A NRF 2023 chega ao seu terceiro dia com muito conteúdo e temas importantes, como tendências, comunidade e o sentimento de pertencimento ao local, a relação dos colaboradores com a marca e a experiência do cliente.

Amish Melwani, CEO da LVMH USA – holding francesa especializada em artigos de luxo – falou aos presentes sobre o sucesso no desempenho da marca durante a recente pandemia. Mesmo sendo produtos de valores altos, o consumidor continuou comprando pois se sente atraído à identidade que a marca traz. Segundo ele, “qualidade é um diferencial nos nossos produtos, temos um compromisso com a excelência e a criatividade”.

Aqui há algo bem aplicável ao varejo em empresas de todos os tamanhos. Ser criativo e ter o compromisso com a qualidade do produto e serviço, entendendo o que o teu cliente quer, pode fazer a diferença.

O CEO fez questão de lembrar que é preciso fornecer experiências raras aos clientes, dar a ele algo diferente que o faça se sentir mais do que apenas um consumidor.

Aumento de fluxo de clientes com a venda de produtos usados

Responsabilidade social, experiência do cliente e modelo de negócios foram temas do painel que contou com Seana Strawn, chefe de design de varejo da Ikea – marca global de móveis e decoração – e Lee Peterson, vice-presidente executivo da WD Partners.

A venda de produtos usados pode aumentar o fluxo de clientes na loja? Essa foi uma pergunta que pautou a conversa  que contou com Seana Strawn e foi comandada por Lee Peterson. Além de ser ecologicamente benéfica, a revenda de produtos usados é uma possibilidade para uma grande gama de produtos. E na modalidade pessoal, ou seja, contato entre pessoas, se torna mais eficaz, pois há movimentação de clientes nas lojas, possivelmente gerando mais vendas.

É um segmento que deve ganhar mais relevância e uma maior adoção pelos clientes, segundo relatos na Feira.

Tendências no consumo do varejo para 2023

E por fim, Michelle Evans, líder global de varejo na Euromonitor, revelou cinco insights para os empreendedores na palestra “Principais tendências globais de consumo para varejistas em 2023”.

Para ela, são comportamentos e motivações que vão direcionar o consumo em 2023:

*Automação autêntica: é o momento de conexão emocional com as máquinas, transformando a tecnologia e os robôs em um serviço realmente útil para as pessoas.

*Orçamentos ajustados: 46% dos consumidores afirmam que estão economizando dinheiro. Em contrapartida, 55% dos líderes de varejo planejam aumentar o preço dos produtos.

*Eco-economia: mais de 50% dos clientes estão reduzindo o desperdício de comida e energia. 45% dos líderes de varejo afirmam que irão investir em ações de sustentabilidade nos próximos 5 anos.

*Rotinas revividas: os consumidores estão voltando a sair mais e convivendo socialmente. 39% dos consumidores afirmam que irão sair mais para realizar suas atividades nos próximos 5 anos.

*Jovens disruptivos: 48% dos consumidores da geração Z querem ter engajamento com as marcas a ponto de influenciar a criação de novos produtos. As empresas devem ter estratégias para incentivar as pessoas para que falem sobre o seu produto.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre fez uma análise do dia. “Hoje além dos conteúdos do congresso, fizemos a visita guiada à Feira. São muitas soluções novas em tecnologia para o varejo com foco na humanização das relações”, afirmou. Levar esses conhecimentos aos varejistas associados é o desafio. “Queremos levar ferramentas que os nossos associados e os varejistas em geral possam utilizar com sucesso em seus negócios, comentou.

Para Diana Lienert, gerente de comunicação e marketing da Entidade, esta edição trouxe algumas questões simbólicas. “Foi uma NRF pé no chão, com conteúdos palpáveis, valorizando a forma humanizada de fazer o varejo, aplicando o senso da comunidade, que é o de saber como e porquê a marca está inserida naquele local”.

Gostou de saber mais sobre varejo? Então acesse o link e inscreva-se na FBV 2023, a Feira Brasileira do Varejo. Ela acontece entre os dias 24 e 26 de maio, na FIERGS, em Porto Alegre.