NRF BIG SHOW 2016 começa com grandes números

Edição deste ano tem 35 mil congressistas de todo o mundo e representantes de empresas de todos os portes.

Da maior supermercadista dos Estados Unidos, com 800 mil funcionários, a uma pequena empresa nova-iorquina com apenas três pessoas, a edição 2016 da NRF Big Show reúne, literalmente, todo tipo de varejista. O evento, que começou neste domingo em Nova York e tem cobertura especial de O Negócio do Varejo, é o grande momento de demonstração de poder do setor não apenas no mercado americano, mas também no mundo.

“Não existe um setor mais empolgante para se trabalhar que o varejo”, afirma Kip Tindell, chairman da NRF e presidente da The Container Store. Trata-se de uma indústria que, nos Estados Unidos, movimenta US$ 2,6 trilhões ao ano e emprega 42 milhões de pessoas (direta ou indiretamente). Assim como no Brasil, é um negócio formado principalmente por pequenas empresas: um estudo realizado pela PwC mostra que 99% das empresas do setor empregam 50 pessoas ou menos e respondem por um total de 11,5 milhões de pessoas.

E o varejo americano inicia a NRF Big Show deste ano depois de uma temporada de Natal positiva: as vendas de fim de ano subiram 3% em relação a 2014, alcançando US$ 626,1 bilhões, com destaque para o varejo online, cujas vendas subiram 9%, para US$ 105 bilhões. “O fim de ano foi desafiador, com uma série de obstáculos, como o clima mais quente que o esperado (que também impactou os estoques do setor) e fortes descontos logo no início da temporada”, analisa Matthew Shay, presidente da NRF. “Ainda assim, tivemos um crescimento saudável, o que mostra a resiliência do setor e nossa capacidade de inovação”, afirma.

Fonte: O Negócio do varejo