Número de novas empresas no Brasil chega a maior nível já registrado

Desde 2010, quando a Serasa Experian começou a apurar os dados, nunca surgiram tantas empresas brasileiras como em 2017

A Serasa Experian divulgou nesta quarta-feira um levantamento sobre novas empresas instaladas no Brasil, em 2017. No ano passado, nasceram 2.202.622 milhões de empreendimentos no País. É o maior número já registrado, desde que o indicador começou a ser apurado, em 2010. Em comparação a 2016, houve aumento de 11,4% na criação de CNPJs.

Das novas empresas instaladas, 78,7% são Microempreendedores Individuais (MEI). Em 2017, surgiram 1.733.061 de microempresas – 11,9% a mais que em 2016. O resultado também é recorde na pesquisa da Serasa Experian.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recorde apresentado em 2017 foi determinado pelo que o estudo chama de “empreendedorismo de necessidade”.

As demissões e o desaparecimento das vagas no mercado formal de trabalho leva boa parte dos desempregados a abrir um negócio, o que contribui para a curva ascendente na quantidade de MEIs.

Outro fator abordado é a crescente formalização dos negócios no Brasil. De 2010 a 2017, os Microempreendedores Individuais tiveram aumento considerável e se tornaram a grande maioria. A representatividade passou de 48,9% para os atuais 78,7% do total.

Comércio lidera surgimento de empresas

O setor de serviços continua sendo o mais procurado por quem quer empreender: de janeiro a dezembro de 2017, 1.406.634 novas empresas surgiram neste segmento, o equivalente a 63,9% do total de empresas nascidas.

Ramo de atividade

De acordo com os dados da Serasa Experian, entre o total de empresas fundadas no ano passado, 8,2% são do ramo alimentício. Em seguida aparecem os empreendimentos de serviços de higiene e embelezamento pessoal (7,3%) e os negócios de confecção (6,8%).

Sudeste se destaca

O Sudeste segue liderando o ranking de novas empresas no Brasil, com mais da metade do total: 52,1%. A Região Sul ocupou a segunda posição, com 17,4%, o Nordeste ficou em terceiro lugar, com 16,6%.

Fonte: No Varejo