Número do CPF será virtual

Sabe o cartão de CPF? Agora, é virtual. Quem se inscreve no sistema da Receita Federal recebe apenas um número de inscrição, que poderá ser conferido pela internet. A nova modalidade já está funcionando nos Correios e na Caixa Econômica Federal. Para quem já está inscrito e já tem o cartão, nada muda. No novo sistema, a pessoa que se inscreve no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) recebe um número de inscrição imediatamente. Com o número em mãos, pode usá-lo assim que necessitar.

Confira abaixo o que muda.

Perguntas e respostas

Como funcionará a emissão de CPF?

– Quem não tem CPF deve solicitar o número de inscrição nos Correios, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. O custo máximo é de R$ 5,70.

– Nos Correios e na Caixa, já funciona o novo sistema: a pessoa apresenta os documentos necessários e sai com um papel em mãos indicando o número de CPF.

– O Banco do Brasil deverá adotar o modelo em seguida. Por enquanto, o contribuinte precisa aguardar em casa a chegada do cartão com o seu número.

Quem é afetado?

– Apenas quem ainda não têm CPF. Para quem já tem, nada muda.

Meu número continua valendo?

– Sim.

E o meu cartão ainda tem validade?

– Sim. Os modelos de cartão de papel, mais antigos, e de plástico (semelhantes aos cartões de crédito) seguem valendo.

Como se verifica a autenticidade?

– Qualquer pessoa pode ver se o número é verdadeiro acessando o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) e utilizando o código de controle que é fornecido na hora da emissão do número.

É necessário guardar o CPF que tenho se o meu número já está registrado no meu RG?

– Se o CPF já está registrado no RG (ou na carteira de habilitação, no documento profissional, no talão de cheques ou em outros documentos), é desnecessário guardar o documento original. Quando for exigido o CPF, bastará apresentar qualquer documento com o CPF.

E se eu quiser um comprovante, além do papel que é fornecido na hora da inscrição?

– O site da Receita oferece uma opção para quem quer imprimir o CPF em um modelo parecido com o documento antigo para colocar na carteira. É preciso acessar o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), buscar na coluna da direita, na aba dos serviços mais procurados, o link do e-cac. Ali, há dois caminhos:

– Se você já tiver um certificado digital, acesse o campo específico

– Se você não tem, terá de criar um código. Acesse o link “Informações sobre como gerar seu código de acesso”. É preciso ter em mãos os números dos recibos de entrega das declarações de Imposto de Renda de 2009 e 2010 (quem não tiver terá de informar o número do título de eleitor). Depois de preenchidos os campos, o sistema fornecerá um código que permitirá a impressão do número.