Nunca perca o rumo, ensina o velejador Robert Scheidt

“O atleta, no Brasil, acaba sendo um pequeno empresário, pois tem que lidar com várias coisas além do esporte”, afirma o paulista Robert Scheidt, bicampeão olímpico e destaque no iatismo nas categorias…

“O atleta, no Brasil, acaba sendo um pequeno empresário, pois tem que lidar com várias coisas além do esporte”, afirma o paulista Robert Scheidt, bicampeão olímpico e destaque no iatismo nas categorias Star, Laser e Oceano.

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, ele tem 166 títulos e umas das suas maiores realizações foram as conquistas das medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e de Atenas, em 2004. Em 2005, ele foi Octacampeão Mundial da classe Laser em Fortaleza.

Durante o lançamento da oitava edição da pesquisa “As Pequenas e Médias Empresas que mais crescem no Brasil”, ele falou um pouco sobre sua trajetória e os ensinamentos do esporte que podem inspirar empreendedores.

1. Nunca desista do seu objetivo

Ter um bom planejamento, muita dedicação, nunca desistir do seu objetivo e se associar as pessoas corretas são alguns fatores que irão auxiliar quem deseja perseguir um sonho.

Scheidt se compara a um empresário conservador, pois sempre procura ter ganhos menores, mas consistentes.

2. Tenha disciplina

“Nem todo mundo está disposto a pagar o preço pelo sucesso”, afirma Scheidt. Para ele, sorte é o resultado de dedicação, competência e oportunidade. “Você consegue aproveitar melhor as oportunidades quanto mais preparado você estiver para tomar as decisões”, ensina.

3. Seja humilde

O velejador afirma que para permanecer no topo é necessário ter humildade. “Não precisa ficar falando que é o melhor. E isso não quer dizer que não acredito no meu potencial. Ter sempre pé no chão, pois vitória passada não garante a vitória futura”, afirma.

4. Aprenda com as derrotas

“Quando você perde, dói muito”, diz Scheidt. Ele acredita que nesses momentos o mais importante é avaliar o que aconteceu de errado. “Quando a gente vence, mesmo que tenha errado, você apaga o que fez de errado”, explica. A reflexão pode ser a chave para que a próxima tentativa tenha mais chances de sucesso.

5. Busque um desafio novo

Independente do tipo do seu negócio, ele acredita que ter uma evolução constante é importante em todos os sentidos. “Quem quer ficar no topo, tem que ter prazer no processo da caminhada, no processo para chegar lá”, explica.

6. Equilibre a vida profissional e pessoal

“Sempre vai ter obstáculo, sempre vai ter adversário, nunca perca o objetivo e o rumo”, ensina Scheidt. Ele afirma que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é essencial para quem deseja ser bem sucedido.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais