O autoconhecimento pode ser uma grande ferramenta corporativa

“Por que a expansão pode resultar da liderança e inclusão?” foi tema de painel realizado hoje (25), durante a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre

Crédito: Larry Silva

Trabalhar o autoconhecimento como uma grande ferramenta corporativa na implementação de uma cultura que traga benefícios e gere excelentes resultados para a empresa. Esta frase conecta o pensamento da Consultora de Diversidade e Inclusão na Mais Diversidade, Poliana Corrêa, e do Consultor e Mentor para Inovação na Grendene e Bergamotta Labs/Grendene, Edson Matsuo. Ambos participaram do painel, mediado pela Chef do Butcher Burger, Viviane Ruskowski, que tratou do tema “Por que a expansão pode resultar da liderança e inclusão?” no palco Grandes Resultados, realizado hoje (25), durante a 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.

Se entender como pessoa, conforme Poliana Corrêa, é o primeiro passo para liderar o processo de inclusão e diversidade no meio corporativo. “Compreender os valores, questionamentos e ideias da Organização é o que vai impactar em produtividade e qualidade”, salienta a consultora. Para Edson Matsuo, é preciso que se trabalhe o “mercado” interno da empresa, pois é ali que se encontra a sua “alma”. “A implementação de uma cultura não acontece no curto prazo, pois é com o autoconhecimento das lideranças que se desenvolve um trabalho de qualidade com as equipes. Isso demanda tempo”, salienta.

No período da pandemia, considerado crítico para grande parte das companhias, especialmente pelo viés econômico, também houve, segundo os palestrantes, benefícios gerados, justamente, pela necessidade do isolamento. Matsuo avaliou esta etapa como importante em dois aspectos. “Tempo para avaliar o seu próprio trabalho, em termos de produtividade e qualidade e o avanço em relação ao uso das ferramentas tecnológicas para a inclusão e interação com as pessoas”. Poliana ressaltou o crescimento da conexão com o consumidor, por extrema necessidade e, consequentemente, este aumento na prestação de serviços, especialmente online, se transformou em um diferencial.

No quesito liderança, ser um influenciador é fundamental para dar o exemplo dentro da empresa, segundo os palestrantes. Ambos concordaram que não adianta a companhia ter ferramentas tecnológicas, valores, se não são postos em prática. “É preciso influenciar, especialmente, em momentos de crise, ter atitude”, enfatizou Poliana. “O líder precisa saber o porquê dele estar nesta posição. Precisa ter este entendimento”, finalizou Matsuo.

Serviço: 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Data: 24, 25 e 26 de maio de 2023

Horário: das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS) Inscrições e ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.