O CLIMA PODE COLABORAR COM A CRISE
Artigo do Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse
*Por Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre
Jamais presenciei tanta instabilidade climática como nos últimos tempos em Porto Alegre. E diretamente, o segmento do varejo tem sido prejudicado, principalmente pelos temporais que insistem em nos visitar semanalmente. Nos últimos dias, centenas de lojistas tiveram prejuízos em seus estabelecimentos.
Como exemplo, cito o temporal da noite do dia 29 de janeiro desse ano, que refletiu na queda do movimento e faturamento do comércio da Capital. O faturamento do dia, em média, segundo levantamento do Sindilojas Porto Alegre, caiu 20,14%. Já em relação ao resultado do mês de janeiro, o impacto negativo foi de 3,5%.
O principal prejuízo foi a falta de energia elétrica e rede de internet, que prejudicou o funcionamento de todas as lojas consultadas. Em função disso, muitos estabelecimentos ficaram fechados, tanto no comércio de rua como no de shopping. Em relação às lojas localizadas nos centros comerciais que não abriram, o faturamento dos dias fechados foi totalmente perdido. Sem contar os casos em que os lojistas perderam tudo: mercadorias molhadas, lojas destelhadas, enfim!
Por isso é fundamental o estabelecimento estar segurado. Porém é preciso estar atento à cobertura desse serviço, as limitações do contrato, as cláusulas e garantias devidas. A recomendação é de que o lojista busque a assistência, independente da seguradora, que conseguirá analisar todas as cláusulas da apólice com exatidão.
É preciso estar atento, pois se minha loja sofre um sinistro por causa desses fatores climáticos, poderá ter prejuízos também decorrentes com a queda nas vendas por conta dos dias de interrupção do serviço.
É um desafio! Já não bastasse a economia em crise, o clima parece estar caminhando no mesmo rumo. Por isso, é necessário ficar de olhos bem abertos para não ser atingido. Seja cauteloso e previna-se!