O Dilema do Umbigo

Um dos termos mais falados no varejo é o “umbigo no balcão”, ou seja, estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua…

Um dos termos mais falados no varejo é o “umbigo no balcão”, ou seja, estar presente na loja ouvindo os consumidores e suas demandas, identificando as oportunidades do negócio e também ouvindo sua equipe. É tão importante esta tarefa (estar presente na loja) que deve fazer parte da rotina de qualquer gestor do varejo ou dono de negócio.

Por outro lado, o varejista tem que deixar de “olhar apenas para o próprio umbigo” e também olhar o que esta em sua volta, isto significa não ficar isolado em seu mundo acreditando que esta tudo ruim ou que seu negócio é excelente.

Programe sua agenda e tome algumas atitudes:
Participe de associações comerciais
Visite feiras e eventos de seu segmento
Conheça novos fornecedores
Visite concorrentes
Visite centros comerciais próximos aos seus negócios
Participe de cursos

Portanto estar presente no ponto de venda e também ter uma visão ampla de seu negócio irá ajudá-lo a antever possíveis problemas ou oportunidades, melhorar sua gestão, estabelecer melhores parcerias etc. Desta forma seu negócio irá prosperar e não irá se preocupar com questões de umbigo.

Maurício Camacho

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais