“O e-mail vai ganhar ainda mais relevância”

Quem afirma é o Diretor Comercial da Dinamize, Rodrigo de Almeida, que palestrou na edição de setembro do Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira, dia…

Quem afirma é o Diretor Comercial da Dinamize, Rodrigo de Almeida, que palestrou na edição de setembro do Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira, dia 11.

Quem tinha dúvidas se o e-mail vai acabar já têm a resposta. Além de não acabar, a previsão do Diretor Comercial da Dinamize e vice-presidente do Código de Autorregulamentação para a Prática do E-mail Marketing, Rodrigo de Almeida, é de que o e-mail ganhe ainda mais relevância. “Uma pessoa normal recebe, em média, 147 mensagens de e-mail por dia. O e-mail marketing é uma ferramenta de mídia barata, poderosa e que traz resultados às empresas, se bem utilizada, pois 71 desses e-mails, em média, são deletados em apenas 5 minutos. É preciso que haja conteúdo e técnica para atrair o consumidor”, revelou na edição de setembro do Café com Lojistas.

Para ele, as empresas podem utilizar a ferramenta para estreitar relacionamento e vender mais. “Estima-se que 25% das vendas no comércio sejam concluídas por meio do e-mail marketing”, disse.

Almeida citou as especificidades e as principais características de como a ferramenta de e-mail marketing deve ser utilizada nas empresas para obter resultados satisfatórios. O Diretor criou o conceito “Os 4 Ps do e-mail marketing”, relembrando os clássicos 4 Ps do Marketing, de Philip Kotler.

São eles: Proposta, Pertinência, Permissão e Permanência. O primeiro deles, a Proposta, é oferecer um conteúdo atraente, com mensagem clara e personalizada ao cliente.

A Pertinência significa que o produto a ser promovido deve ser relevante ao consumidor, extrapolar o aspecto comercial, ser adequado conforme segmentação e perfil de cada cliente.

A Permissão trata-se da obrigatoriedade de ter o link de descadastro em cada e-mail marketing, bem como respeitar essa opção. “Uma dica é pegar uma amostra desses descadastros, entrar em contato com o cliente e entender o motivo pelo qual ele deixou de fazer parte do mailing. Esse contato faz com que o consumidor se sinta valorizado podendo mudar de opinião”, avisou Almeida.

E por último, a Permanência significa realizar campanhas de e-mail marketing com frequência, repetição e periodicidade programada, com propostas renovadas para criar vínculo com o público. Essa ação converte o impulso de compra para a ação. “70 a 75% de toda a audiência da ação de e-mail marketing realizada está no primeiro dia”, afirma.

Questionado sobre o melhor dia e horário para realizar o envio de e-mail marketing, Almeida foi enfático. “Entre 8h e 10h da manhã é sempre o horário mais efetivo, no entanto, não há um melhor dia para o envio. Se o material é relevante, atraente e segue os 4 Ps, ele será lido em qualquer dia”, ressaltou, desmitificando a ideia de que a terça-feira é o melhor dia para o envio. Almeida ainda destacou que o desafio do e-mail marketing é saber utilizar cada instrumento no melhor momento, sem precisar abrir mão de outras mídias tradicionais. No encontro, Almeida ainda destacou que os smartphones e os tablets são os grandes responsáveis pela eliminação de e-mails marketings. “16% das pessoas sempre filtram seus e-mails em dispositivos móveis antes de lê-los em seus computadores. 53% o fazem de vez em quando. O e-mail marketing precisa ser atraente também pela tela do celular e do tablet para ter chance de ser lido”, conclui.

Veja a apresentação do palestrante:

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais