“O e-mail vai ganhar ainda mais relevância”

Quem afirma é o Diretor Comercial da Dinamize, Rodrigo de Almeida, que palestrou na edição de setembro do Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira, dia…

Quem afirma é o Diretor Comercial da Dinamize, Rodrigo de Almeida, que palestrou na edição de setembro do Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira, dia 11.

Quem tinha dúvidas se o e-mail vai acabar já têm a resposta. Além de não acabar, a previsão do Diretor Comercial da Dinamize e vice-presidente do Código de Autorregulamentação para a Prática do E-mail Marketing, Rodrigo de Almeida, é de que o e-mail ganhe ainda mais relevância. “Uma pessoa normal recebe, em média, 147 mensagens de e-mail por dia. O e-mail marketing é uma ferramenta de mídia barata, poderosa e que traz resultados às empresas, se bem utilizada, pois 71 desses e-mails, em média, são deletados em apenas 5 minutos. É preciso que haja conteúdo e técnica para atrair o consumidor”, revelou na edição de setembro do Café com Lojistas.

Para ele, as empresas podem utilizar a ferramenta para estreitar relacionamento e vender mais. “Estima-se que 25% das vendas no comércio sejam concluídas por meio do e-mail marketing”, disse.

Almeida citou as especificidades e as principais características de como a ferramenta de e-mail marketing deve ser utilizada nas empresas para obter resultados satisfatórios. O Diretor criou o conceito “Os 4 Ps do e-mail marketing”, relembrando os clássicos 4 Ps do Marketing, de Philip Kotler.

São eles: Proposta, Pertinência, Permissão e Permanência. O primeiro deles, a Proposta, é oferecer um conteúdo atraente, com mensagem clara e personalizada ao cliente.

A Pertinência significa que o produto a ser promovido deve ser relevante ao consumidor, extrapolar o aspecto comercial, ser adequado conforme segmentação e perfil de cada cliente.

A Permissão trata-se da obrigatoriedade de ter o link de descadastro em cada e-mail marketing, bem como respeitar essa opção. “Uma dica é pegar uma amostra desses descadastros, entrar em contato com o cliente e entender o motivo pelo qual ele deixou de fazer parte do mailing. Esse contato faz com que o consumidor se sinta valorizado podendo mudar de opinião”, avisou Almeida.

E por último, a Permanência significa realizar campanhas de e-mail marketing com frequência, repetição e periodicidade programada, com propostas renovadas para criar vínculo com o público. Essa ação converte o impulso de compra para a ação. “70 a 75% de toda a audiência da ação de e-mail marketing realizada está no primeiro dia”, afirma.

Questionado sobre o melhor dia e horário para realizar o envio de e-mail marketing, Almeida foi enfático. “Entre 8h e 10h da manhã é sempre o horário mais efetivo, no entanto, não há um melhor dia para o envio. Se o material é relevante, atraente e segue os 4 Ps, ele será lido em qualquer dia”, ressaltou, desmitificando a ideia de que a terça-feira é o melhor dia para o envio. Almeida ainda destacou que o desafio do e-mail marketing é saber utilizar cada instrumento no melhor momento, sem precisar abrir mão de outras mídias tradicionais. No encontro, Almeida ainda destacou que os smartphones e os tablets são os grandes responsáveis pela eliminação de e-mails marketings. “16% das pessoas sempre filtram seus e-mails em dispositivos móveis antes de lê-los em seus computadores. 53% o fazem de vez em quando. O e-mail marketing precisa ser atraente também pela tela do celular e do tablet para ter chance de ser lido”, conclui.

Veja a apresentação do palestrante:

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais