O grande desafio do varejo é ter um atendimento encantador

Conforme levantamento do Programa de Administração do Varejo, Provar, 68% dos clientes não voltam às lojas por problemas de atendimento. O dado foi divulgado hoje (11) pelo palestrante Eduardo Tevah, no…

Conforme levantamento do Programa de Administração do Varejo, Provar, 68% dos clientes não voltam às lojas por problemas de atendimento. O dado foi divulgado hoje (11) pelo palestrante Eduardo Tevah, no Café com Lojistas, do Sindilojas Porto Alegre. Para o empresário, o grande desafio a ser enfrentado pelo varejo, na frente, inclusive, da instabilidade econômica que o Brasil enfrenta, é ter um atendimento diferenciado e que encante o cliente. “Hoje se fala em uma queda nas vendas em torno de 5%. Isso, sem dúvida, é ruim, mas possível de reverter. É um alerta, mas não um sinal de uma crise sem saída”, garante.

Segundo Tevah, há dois tipos de profissional diante da atual situação econômica: o pessimista, que paralisa; e o otimista, que mantém o mesmo ritmo. No entanto, ele afirma que 2015 exige que o comércio adote uma nova velocidade e acelere o processo. “É fundamental aumentar o círculo de influência e diminuir o círculo de preocupação, com foco em transformar um comprador eventual em um cliente regular. Para isso, investir na capacitação da equipe e em um padrão de vendas são os melhores investimentos a serem tomados”, conclui.

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