“O importante é agir com intenção”

Renato Fregnani lidera um grupo de criativos no Retail Design Institute Brasil (RDI). O instituto é o braço brasileiro de uma associação internacional de profissionais do varejo focada em design, arquitetura, experiência do consumidor e estratégia

Mesmo familiarizado com o tema e por dentro do que é tendência, o que até para você foi revelador entre os insights do Retail Design Meeting?

O mais revelador, talvez, seja perceber como a perspectiva sobre o varejo físico está evoluindo de forma consistente e, ao mesmo tempo, urgente. A loja deixou de ser vista como um ponto de transação para se tornar um espaço de pausa, de contato, de significado. E isso não é mais discurso, é uma realidade cada vez mais presente nas estratégias das marcas que estão se destacando. Outro ponto que me chamou atenção foi como os profissionais estão começando a valorizar a imaginação tanto quanto a inovação. Em tempos de inteligência artificial, o fator humano voltou a ser diferencial competitivo. A criatividade, mais do que nunca, voltou ao centro da conversa.

Tecnologia, sustentabilidade, visual merchandising (VM) e gestão são pilares essenciais do varejo físico atual. Qual é o peso do VM na dinâmica desses quatro?

O visual merchandising (VM) é a costura visível entre todos esses pilares. Ele não é apenas o que se vê, mas também é o que se sente, o que se entende e o que se vive dentro do espaço comercial. Um bom projeto de arquitetura e VM não apenas organiza produtos como orienta o comportamento, valoriza a estratégia e transmite os valores da marca sem precisar dizer uma palavra. Potencializa os investimentos em tecnologia ao criar fluidez na experiência, tangibiliza práticas sustentáveis ao dar visibilidade para escolhas conscientes e traduz a gestão em narrativa espacial. É o elemento que dá forma às intenções. Quando feito com inteligência, ele transforma a loja em um organismo coerente.

Como avalia a importância que o varejista brasileiro tem dado ao design e ao visual merchandising?

Vejo um avanço nítido na percepção da importância do design, especialmente nos últimos anos. Os varejistas brasileiros estão mais atentos à experiência como diferencial…

Para ler toda esta entrevista, acesse à revista digital.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Ingressos para a Feira Brasileira do Varejo 2026 já podem ser adquiridos

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas Poa promove curso de qualificação para gestores e lojistas

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Sindilojas Porto Alegre participa de projeto acadêmico com alunos da PUCRS

    Veja mais
    Noticias

    Para encantar, envolver (e vender mais)

    Veja mais