O Jeito Brasileiro de Fazer Varejo

Criatividade, o calor e o afeto para aproximar as pessoas é o que temos de especial

Frequentemente participamos da National Retail Federation, principal evento de varejo do mundo, em Nova York. Vivenciamos a inovação do setor na prática, conhecendo as principais tendências mundiais. Trazemos na bagagem inspiração e ideias para executar na nossa Feira Brasileira do Varejo, a maior feira do setor no Brasil, que ocorre entre 24 e 26 de maio. Porém, em 2023 o pensamento foi diferente. É importante termos grandes referências para aprimorar os nossos negócios, mas será que estamos valorizando os ativos que temos e reconhecendo todo o potencial do varejo brasileiro?

Precisamos reconhecer as práticas do empreendedorismo brasileiro, seus cases e inovações. Acompanhar o que ocorre no mundo é fundamental, mas queremos aproximar tudo isso da realidade do nosso país e adequar ao jeito do brasileiro de fazer varejo, de gerar negócios e de entender sobre pessoas. É necessário que trabalhemos a tecnologia com as condições do varejo no Brasil e evidenciar as qualidades do empreendedor em fazer muito com pouco, além da capacidade de se reinventar em tempos de crise.

Adaptamos soluções simples e eficientes com originalidade no uso das ferramentas que dispomos, com determinação e resiliência para enfrentar os desafios e nos conectar com as pessoas. Isso faz com que o varejo brasileiro se destaque e torne suas estratégias singulares. Construímos narrativas que envolvem os consumidores, os colocando no centro das histórias e, assim, geramos valor às experiências e inovamos dentro das nossas realidades.

Temos ativos únicos, que poderiam facilmente ser exportados para o mundo. A capacidade em solucionar problemas e humanizar a relação com o público são aspectos que nos diferenciam. A criatividade, o calor e o afeto para aproximar as pessoas é o que temos de especial e, mais do que nunca, é hora de unirmos todas as etapas que compõem o processo de venda, mostrando o que o brasileiro tem de melhor. E espero todos vocês na FBV para conferir o Jeito Brasileiro de Fazer Varejo.

Artigo veiculado no jornal Zero Hora – 15/05/23