“O momento certo de implementar a sua ideia é agora”, enfatizou Frederico Tonietto em palestra na FBV

Jovem empreendedor de 28 anos, Forbes Under 30 em 2021, contou sua trajetória e compartilhou aprendizados durante a 10ª edição do evento.

O segundo dia de Feira Brasileira do Varejo iniciou nesta quinta-feira, 25, trazendo ao palco principal um case de sucesso para inspirar os varejistas. Com realização do Sindilojas Porto Alegre, o evento recebeu Frederico Tonietto, gestor de parcerias e novos negócios na Linx/Stone. Empreendedor que, com seus 28 anos, já conta com uma experiência repleta de aprendizados. Esses ensinamentos foram transmitidos durante sua palestra, De StartUp, SharkTank até Forbes Under 30: uma breve jornada sem freio.

Ainda que a mentalidade empreendedora seja de família, Tonietto deixou claro que foi um misto de curiosidade, oportunidade e sorte o que o impulsionou a abrir a sua empresa. Depois de extrair o máximo sobre diferentes áreas e assuntos em suas oportunidades profissionais anteriores, no ano de 2018 teve um “estalo” durante uma viagem ao Canadá. Notou a existência de uma tecnologia que, meses depois, implementaria no Brasil: o cardápio digital. “Uma das macrotendências naquele ano era a desintermediação de processos. Comecei a observar os lugares em que estive durante a viagem, e vi como a digitalização estava presente até na hora de fazer um pedido”, lembrou.

Depois de um 2019 de ótimos resultados, novos investidores, parcerias e expansão, veio o ano em que tudo mudaria e que lhe traria as maiores lições. No ano da pandemia, seu negócio foi à estaca zero, assim como o de muitos empresários. No entanto, Tonietto sabia que teria de encontrar maneiras de voltar para o jogo. “Percebi, então, que minha ideia também tinha algo de positivo para aquele momento e que eu poderia apresentar a empresa aos tubarões do SharkTank Brasil”, contou.

Com o objetivo de ajudar os restaurantes a terem a distância necessária dos clientes quando reabrissem as portas, decidiu se inscrever para o programa, para o qual foi selecionado. Tonietto contou que, além de sair de lá com dois investidores-anjo, ele e o sócio abraçaram a oportunidade com todas as forças. “Encaramos o SharkTank como uma jogada de marketing e, assim, transformamos aquilo em algo muito maior, usando essa exposição para seguir na mídia e convertermos em ainda mais oportunidades”, disse.

Seja por meio de competência, sorte ou destino – como o jovem mesmo define –, ser selecionado pelo programa lhe fez adquirir uma bagagem enorme como empreendedor. Reconhecido pela Forbes Under 30 como um dos jovens empresários mais influentes de 2021, Tonietto transformou sua curta, porém marcante, trajetória em uma mensagem aos varejistas: “Nós somos responsáveis por desenhar os nossos sonhos e abraçar as oportunidades. O momento certo é agora”.