O poder dos vínculos
Retenção de talentos é um desafios central para empresas
Retenção de talentos, gestão eficiente de pessoas e adaptação às mudanças no mercado de trabalho – seja desde a pandemia, com a normalização do home office, seja pela entrada da Geração Z, com visão e valores diferentes – são desafios centrais para empresas de todos os setores, especialmente o varejo. A escassez de mão de obra (qualificada, inclusive) e a dificuldade de manutenção do quadro de funcionários são um problema nacional.
“Quando falamos em qualificação, é essencial compreender que o problema não se limita à formação técnica. A falta de habilidades interpessoais e competências relacionais, fundamentais para o sucesso no ambiente profissional, também impacta diretamente na retenção e no desempenho dos colaboradores”, destaca Rhaíssa Quaini, head de Recursos Humanos do Sindilojas-POA. Na entrevista a seguir, ela compartilha formas de enfrentamento do problema.
O que sugerir a quem está com muita dificuldade de formar um quadro competente? Qual é a saída?
Investir em capacitação é indispensável. A expectativa muitas vezes é de uma conexão perfeita entre o profissional e as necessidades da empresa. Mas uma equipe não está pronta: o sucesso da contratação vem parte…
A entrevista completa você lê na edição digital da revista Conexão Varejo, do Sindilojas Porto Alegre