O porto-alegrense está se preparando para a Copa e vai consumir

Dentro de suas possibilidades, o consumidor da capital vai às compras, em diversas modalidades

Chegando a época dos jogos da Copa, as expectativas de vendas e do comportamento do consumidor porto-alegrense geram curiosidade. Em pesquisa realizada entre o dia 1º e 4 de novembro, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre mostra que mais da metade da população de Porto Alegre, 74%, pretendem assistir aos jogos do torneio de futebol. Quase a metade, 44,8% deste total são mulheres.

Já sobre a companhia para acompanhar às partidas, o convívio familiar foi o mais lembrado para compartilhar essas emoções. De acordo com o levantamento, 81,9% vão assistir as partidas em família. Na presença de amigos, a porcentagem cai para 27,4%. Acompanhar com colegas de trabalho foi citado por 8,1% dos entrevistados.

Outro dado interessante é o local onde pensam em ver os jogos. O conhecido ditado “Lar, Doce Lar” faz jus. O alto índice, chegando a 86,5%, é citado como local preferido para se estar na hora dos jogos. Quase 20% responderam que assistirão na casa de amigos ou familiares e, 9,7%, no ambiente de trabalho. Os moradores da capital gaúcha vão às compras, porto-alegrenses que pretendem comprar produtos para o evento de futebol mais importante do mundo chega a 36,9%. Desse total, cerca de 76% pretendem efetuar essas compras antes, durante e pós período da Black Friday. Para apenas 5,4% dos respondentes, essas compras vão acontecer apenas no período de promoções da Black Friday.

Quais produtos atiçam tanto a vontade do consumo no povo? Segundo o levantamento, comidas e bebidas, pensando nas comemorações, foram os itens mais citados. Para 54,3%, essa será a procura preferencial. Outros produtos também foram muito votados. Camisetas de time, bolas de futebol e itens oficiais do mundial, ficaram com 45,7% das respostas. Com 17,1%, objetos para decoração, como buzinas, bandeiras e apitos. Televisão e eletroeletrônicos serão a busca para 13,2%. Outros itens citados foram roupas, brinquedos e cosméticos.

Os locais de busca para as compras foram dominados pelas lojas de rua. Um pouco mais de 72% preferem este espaço. O mundo digital foi lembrado por 24% das pessoas, que citaram a opção do e-commerce e, 10,9%, vão em busca das compras em lojas de shopping. Por falar no online, as compras através do uso da tecnologia dividem as preferências do consumidor. Quem busca esse modelo de compra diz preferir o site das lojas. Foi escolhido por 64,5%. Demais opções como o App da loja (41,9%), e compra direto via a rede social Instagram (12,9%) foram bem lembradas. Completam a lista as compras via Facebook (9,7%) e WhatsApp (6,5%).

Na hora de pagar pela compra, os porto-alegrenses optam em sua maioria em usar o dinheiro à vista. Para 34,1% essa será a opção preferida. Formas de pagamento como à vista no cartão de débito e cartão de crédito parcelado foram citadas em bom número. São opções para 28,7% e 24,8% respectivamente. Ainda apareceram na pesquisa do Sindilojas POA as opções do pagamento em 1x no crédito (15,5%), pix (11,6%), cartão da loja e boleto.

O consumo na capital traz a expectativa de que durante a Copa, a média de gasto com produtos chegue a R$ 567,00, com cerca de 5 produtos comprados. Para 36,4% dos consumidores, sites, e-mails, redes sociais e banners que contenham relação com o tema “Copa” fariam com que eles aumentassem o seu consumo.

De acordo com o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, os dados indicam que os moradores de Porto Alegre vão às compras e se interessam pelo evento futebolístico. “Nossos consumidores estão se preparando para a época dos jogos e vão atrás de produtos, seja para consumo próprio ou seja para confraternizações com amigos, familiares e colegas de trabalho. A busca pelo espaço físico segue em alta na hora da compra, mas, cada vez mais, o e-commerce tem chamado a atenção e o consumidor encontra ali facilidades e comodidades”, comenta.

Sobre os produtos buscados, itens como alimento e bebida são de fácil consumo e não pesam tanto no bolso como alguns outros citados. “Roupas, televisores, eletroeletrônicos e produtos oficiais da Copa mexem com a paixão pelo esporte por isso são procurados, apesar de terem um valor mais elevado”, concluiu Arcione Piva.

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