O público 60+ consome e precisa ser melhor atendido
Evento desta manhã trouxe reflexões aos presentes
Estratégias e técnicas de vendas para o público 60+ foi o tema do Café com Lojistas desta 4ª feira, dia 17, no Co.nectar Hub. O palestrante Martin Henkel falou para uma plateia cheia, e atenta às informações que foram passadas.
Com foco no público 60+, Martin fez uma análise geral sobre dados deste público e seu crescimento em números, impactando na forma de como o consumo se dá aos mais experientes. Um dado apresentado por Martin Henkel, professor de Mkt na FGV, é de que, segundo o IBGE, Porto alegre tem mais de 290 mil habitantes nesta faixa etária com mais de 60 anos. “Número alto de pessoas que consomem. Há de se pensar se vale mais a pena investir em marcas infantis, ou em serviços uteis para essa parcela de consumidores, por exemplo”, comentou. Em 2023, o público 60+ foi responsável por uma renda total de R$ 1,07 trilhão no Brasil. 80% desta renda se transformou em consumo de bens e serviços.
Para Martin, “atualizar a visão e aplicar as técnicas do Aging in Market no varejo e serviços, será decisivo para distinguir sua marca das demais especialmente no momento de reconstrução que o RS está enfrentando”. Outros dados interessantes apresentados na palestra são de que 22% da população de Poa é de 60+. Entre as mulheres com mais de 60 anos, chega a 25%. Homens, 19%. O atendimento a esse público precisa ser pensado para obter sucesso. “Frases curtas e simples soam melhor do que gírias. Emojis, que trabalham bem com gerações mais novas, talvez não funcione com pessoas mais experientes”, exemplificou.
Para o palestrante, essa porção da população é ainda um grupo que gosta do varejo físico, mas já se notam mudanças. Prova disso é o número de pessoas deste faixa etária que estão no face e Instagram, por exemplo. Por lá, compras são efetuadas, por eles, amigos ou parentes.
Por fim, Henkel disse que as pessoas com 60+ são independentes e ativas, que buscam formas de curtir mais a vida. “Envelhecemos melhor hoje em dia em relação a gerações anteriores”.. Ou seja, o público que foi foco da palestra está aí para consumir e ser observado pelos lojistas.