O público 60+ consome e precisa ser melhor atendido

Evento desta manhã trouxe reflexões aos presentes

Estratégias e técnicas de vendas para o público 60+ foi o tema do Café com Lojistas desta 4ª feira, dia 17, no Co.nectar Hub. O palestrante Martin Henkel falou para uma plateia cheia, e atenta às informações que foram passadas.

Com foco no público 60+, Martin fez uma análise geral sobre dados deste público e seu crescimento em números, impactando na forma de como o consumo se dá aos mais experientes. Um dado apresentado por Martin Henkel, professor de Mkt na FGV, é de que, segundo o IBGE, Porto alegre tem mais de 290 mil habitantes nesta faixa etária com mais de 60 anos. “Número alto de pessoas que consomem. Há de se pensar se vale mais a pena investir em marcas infantis, ou em serviços uteis para essa parcela de consumidores, por exemplo”, comentou. Em 2023, o público 60+ foi responsável por uma renda total de R$ 1,07 trilhão no Brasil. 80% desta renda se transformou em consumo de bens e serviços.

Para Martin, “atualizar a visão e aplicar as técnicas do Aging in Market no varejo e serviços, será decisivo para distinguir sua marca das demais especialmente no momento de reconstrução que o RS está enfrentando”. Outros dados interessantes apresentados na palestra são de que 22% da população de Poa é de 60+. Entre as mulheres com mais de 60 anos, chega a 25%. Homens, 19%. O atendimento a esse público precisa ser pensado para obter sucesso. “Frases curtas e simples soam melhor do que gírias. Emojis, que trabalham bem com gerações mais novas, talvez não funcione com pessoas mais experientes”, exemplificou.

Para o palestrante, essa porção da população é ainda um grupo que gosta do varejo físico, mas já se notam mudanças. Prova disso é o número de pessoas deste faixa etária que estão no face e Instagram, por exemplo. Por lá, compras são efetuadas, por eles, amigos ou parentes.

Por fim, Henkel disse que as pessoas com 60+ são independentes e ativas, que buscam formas de curtir mais a vida. “Envelhecemos melhor hoje em dia em relação a gerações anteriores”.. Ou seja, o público que foi foco da palestra está aí para consumir e ser observado pelos lojistas.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais