O que faz o brasileiro nas redes sociais

O interesse maior é se conectar com familiares e buscar entretenimento; empresas precisam conquistar mais o consumidor

Falar com os familiares é uma das atividades mais frequentes dos brasileiros nas redes sociais. A Pesquisa Global da Nielsen do 1º trimestre de 2012 aponta que 28% dos brasileiros mantêm contato com pessoas da família pelas redes diversas vezes ao dia.

Buscar entretenimento é a segunda atividade mais frequente – 24% dizem fazer isso várias vezes ao dia. Na sequência está fazer novas amizades, com 20% da preferência, e conectar-se a contatos profissionais (19%).

Marcas, digam mais do que um olá nas redes sociais
As empresas ainda precisam investir mais nas redes sociais. Apenas 16% dos brasileiros procuram saber diversas vezes ao dia sobre marcas, produtos e serviços nas redes. E essa atividade ainda não é tão frequente, 19% fazem isso diversas vezes por semana e não diariamente.

As reclamações sobre produtos e marcas também ainda não são feitas com tanta frequência, 20% dos brasileiros utilizam as mídias sociais para esse fim apenas uma vez ao mês ou menos e 22% ainda não usam esses canais para essas atividades. A pesquisa aponta que apenas 11% reclamam de marcas ou produtos diversas vezes ao dia e procuram incentivos financeiros, como cupons e promoções.

Os segmentos onde o consumidor mais interagiu com as marcas no ano passado foram entretenimento (40%), eletrodomésticos (33%), viagens e lazer (28%), eletrônicos para o lar (24%), vestuário e moda (23%), restaurantes, alimentos e bebidas (21%), beleza e cosméticos (21%), automóveis, produtos financeiros e transações bancárias (19%).

Em 2013, entretenimento continuará sendo o foco do brasileiro quanto o assunto é interação com marcas; 36% responderam que é muito provável comprarem um produto com base em críticas de usuários nas redes sociais, enquanto 35% disseram o mesmo para a categoria eletrônicos para o lar. Em seguida está a categoria de eletrodomésticos (29%), seguida por viagens e lazer (28%) e alimentos e bebidas (24%).

Acesso
O computador ainda é o aparelho mais utilizado para acessar as redes sociais, mas a incidência de celulares está aumentando. Segundo pesquisa da Nielsen, 96% dos brasileiros utilizam o computador para acessar as redes, enquanto 34% afirmaram também utilizar o celular e 6% o tablet.

Na América Latina, o brasileiro é um dos que mais assiste TV enquanto interage em redes sociais. A pesquisa aponta que 56% dos brasileiros dizem fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Estamos atrás apenas dos chilenos, com 58% deles dizendo fazer isso.