O que fazer com o 13°

O 13° salário pode ser pouco perto dos bilhões que as notícias colocam que serão injetados na economia, mas isso não quer dizer que não deve tratá-lo bem.

Essencialmente, planejar o uso desta renda…

O 13° salário pode ser pouco perto dos bilhões que as notícias colocam que serão injetados na economia, mas isso não quer dizer que não deve tratá-lo bem.

Essencialmente, planejar o uso desta renda extra. Quem antecipou, não há muito mais o que fazer, mas saiba que está pagando juros por receber o valor antes. A opção só é viável se a pessoa tem dívidas nas quais os juros superiores aos juros cobrados pela antecipação.

Se a pessoa possui dívidas quando do recebimento do 13º, a prioridade deve ser pagá-las em sua totalidade e, se o valor não for suficiente, preferir por pagar primeiramente os compromissos mais caros, ou seja, os que possuem maior taxa de juros, alerta o especialista Wilson Pires. Quem não tem uma poupança, é uma boa oportunidade de abrir uma. Não paga taxas e esta reserva poderá evitar um rápido endividamento no caso de imprevistos. Evitar juros é sempre saudável.

Pires considera privilegiadas as pessoas que estão sem dívidas. – Elas podem optar em aumentar suas reservas e receber mais juros por isso ou adquirir bens e serviços, pagando à vista e pleiteando descontos. Não se deve esquecer das tradicionais contas de fim de ano, como despesas com Natal, Ano Novo, IPTU, IPVA , matrícula e material escolar, uniforme e outros gastos. – Fica a dica de que as compras do final de ano devem vir após aplicar as dicas anteriores. Com isso, o final de ano pode não ser um dos melhores da vida, mas tornará 2011 inteiro um pouco melhor. – afirma Pires.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais