O que muda na prática com a logística reversa de lâmpadas?
A Logística Reversa é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para a aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos
A logística reversa das lâmpadas:
A Logística Reversa é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para a aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. É um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Em 2016, em conjunto com Grupo de Trabalho criado pelo CONSEMA, O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac estabeleceu a Resolução Estadual da logística reversa de lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista. Nessa resolução, consta um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
E, com o objetivo de disseminar este conteúdo, a Fecomércio desenvolveu uma cartilha on-line sobre Logística Reversa de Lâmpadas, para auxiliar lojistas e consumidores sobre o que muda na prática com a implantação da logística reversa de lâmpadas, que deverá acontecer no segundo semestre deste ano.