O que muda para os consumidores brasileiros, segundo governo

Presidente Dilma Rousseff lançou hoje plano que altera regras nas relações de consumo e dão mais direitos ao consumidor.

Dilma Rousseff: “agora que temos mais direito de consumir, queremos consumir com mais direitos”
São Paulo – A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje no Palácio do Planalto o Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), que aproveita o Dia do Consumidor para regulamentar as relações de consumo no Brasil. Confira as principais alterações e novidades que o Plano traz.

1. Fortalecimento dos Procons

Um ponto importante do plano é a Lei de Fortalecimento dos Procons, que será enviada ao Congresso e dará mais poder aos órgãos. O texto vai permitir que os Procons de todo o país determinem medidas corretivas como restituição de cobranças indevidas, substituição ou reparação de produtos e prestação adequada de informações. Com a nova lei, o acordo no Procon será considerado título executivo judicial. Desse modo, o consumidor não precisará recorrer à justiça em casos pequenos, que passariam a ser solucionados de maneira jurídica pelo Procon.

2. Comércio eletrônico

Há determinações também sobre comércio eletrônico, que sofre de lacunas no Código de Defesa do Consumidor. Segundo o plano, os sites de vendas terão de prestar informações claras sobre seus produtos e serão obrigados a ter um canal ativo de atendimento ao consumidor. Além disso, serão criados procedimentos claros sobre o exercício do direito de arrependimento.

3. Regras específicas

Algumas áreas, como telecomunicações e sistemas financeiros, receberam determinaçõe específicas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) passa a obrigar as instituições financeiras a informar a diferença de custos nas tarifas bancárias individualizadas e nos pacotes e destacar a composição dos custos nas operações de crédito e câmbio.

Já o novo regulamento para telecomunicações passa a exigir maior transparência. As empresas terão seus combos de serviços regulamentados, terão de oferecer mecanismos para comparação de planos de serviços e ampliar seus canais de atendimento.

4. Conselho de Ministros

Por determinação do Plandec, será criado um Conselho de Ministros e comitês técnicos que farão parte de um Observatório Nacional. Em uma primeira etapa, haverá comitês de consumo e regulação, consumo e turismo e consumo e pós-venda.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais