O que quer o consumidor?

A resposta para esta questão não é uma, mas várias. Ou ainda – possibilidade mais provável – é a combinação de muitas soluções.

Conveniência e praticidade, personalização, preços atraentes, qualidade, boa experiência de compra, propósito… o consumidor parece querer um pouco (ou muito) de tudo isso. Do lado de cá do balcão, o pequeno e o médio varejistas se vêem desafiados constantemente para atender as expectativas de consumidores cada vez mais bem informados e exigentes.

Roberto Kanter, economista e professor de MBAs da FGV, especializado em Varejo, entende que, nesse cenário, cabe aoempreendedor focar “no atendimento e numa conexão mais forte com o cliente”. A construção de comunidades é crucial. “A ideia de estruturar ecossistemas de negócio via tecnologia, via aplicativo, é algo cada vez mais forte”, comenta. O especialista aponta como saída para essas exigências múltiplas de parte do consumidor a exploração de nichos comunitários, construindo relações e oferecendo serviços exclusivos, muitos deles através de parceiros de negócio.

Para Kanter, de modo geral, o varejo consegue reagir bem à expectativa de múltiplos canais e omnicanalidade, por exemplo – graças à popularização de recursos tecnológicos…

Quer ler toda a matéria? Clique aqui!

Veja também

    PesquisaNoticias

    Contratações seguem seletivas, mas efetivação de temporários cresce no varejo...

    Veja mais
    Noticias

    Diretoria do Sindilojas Porto Alegre abre calendário de reuniões em 2026

    Veja mais
    Noticias

    A voz do cliente é sua aliada

    Veja mais
    Noticias

    Quando a loja vira experiência: lições da missão do Sindilojas POA na NRF 2026

    Veja mais