“O segredo de vender no digital são as pessoas”, destaca Dudu Carvalho na 9ª FBV

Com o tema “Transformando likes em vendas: o segredo está longe do feed”, o speaker internacional foi uma das atrações do primeiro dia de Feira Brasileira do Varejo.

Foto: J.A. Produções

O speaker internacional, Dudu Carvalho, foi uma das atrações da 9ª Feira Brasileira do Varejo, nesta terça-feira (24), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. No evento, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, Dudu abordou o tema “Transformando likes em vendas: o segredo está longe do feed”, em que destacou a importância de conhecer os públicos das marcas e as necessidades do cliente. “O ser humano vive em bolhas e não podemos nos deixar levar pela nossa própria experiência de consumo digital para fazer marketing. É preciso se perguntar em qual bolha está o seu cliente”, enfatizou o palestrante.

“Necessitamos ser mais humanos em nossos conteúdos para redes sociais. Para isso, o primeiro passo é entender medos, desejos e expectativas do cliente”, afirmou o palestrante. A sugestão do especialista é a de que, por meio de uma ferramenta chamada Canvas Humanizado de Vendas, sejam mapeados dados fundamentais para a definição de estratégia de vendas em redes sociais como segmento, perfil do cliente, características e benefícios do produto ou serviço, canal digital ideal, objeções do cliente ao produto, desafios e oportunidades para o negócio. “Assim, é possível segmentar as estratégias e as narrativas de acordo com quem se quer atingir”, explicou. E complementou: “Sabendo quem faz parte do seu público, você pode acolher e chegar cada vez mais perto de cada perfil de cliente com o mesmo produto, o mesmo custo e a mesma campanha, mas com uma narrativa diferente que corresponda a necessidade de cada um deles”.

Dudu apresentou ainda um método para campanhas de vendas em redes sociais que se baseia em mostrar para o algoritmo qual o perfil de cliente que a marca procura. “Com um investimento inicial de 40% para campanha de impacto, identifica-se quem são as pessoas que têm interesse no produto a partir das interações”. O palestrante sugere que, em um segundo momento da campanha, sejam analisadas essas interações e identificadas aquelas que partiram de pessoas que pertençam a um grupo estratégico dedicando 20% do orçamento: “Envie mensagens para as pessoas de interesse dentro do público de interação como forma de educar o algoritmo”. Por fim, invista os últimos 40% por um período curto: “A esta altura, a ferramenta de anúncios já entendeu o seu público. Assim, mesmo que o período seja curto, você vai atingir o público certo. É nessa etapa que se converte as vendas”. Como mensagem final, Dudu destacou: “As redes entregam dados e pessoas em troca de dinheiro. Por isso, é com anúncios e monitoramento que se alcança o público. E o segredo de vender no digital são as pessoas.”

O Congresso Brasileiro do Varejo acontece até quinta-feira (26), a partir das 13h30, como parte da programação da 9ª Feira Brasileira do Varejo (FBV). O evento reúne grandes nomes do varejo que compartilham conhecimento e experiências para o desenvolvimento dos negócios e das pessoas. As inscrições podem ser realizadas presencialmente no guichê de credenciamento do Centro de Eventos da FIERGS.

Mais informações sobre o Congresso e a FBV no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.

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