O Varejo tem sempre razão

Nenhum setor foi tão impactado nos últimos cinco anos pela revolução tecnológica como o segmento varejista. Depois de amargar anos e anos sendo considerado um dos setores mais avessos a investimentos em…

Nenhum setor foi tão impactado nos últimos cinco anos pela revolução tecnológica como o segmento varejista. Depois de amargar anos e anos sendo considerado um dos setores mais avessos a investimentos em Tecnologia da Informação, a onda do comércio eletrônico varreu de vez essa visão e trouxe uma nova realidade para o Varejo. A chegada de grandes grupos internacionais, seja uma Amazon, com seu modelo online, ou um Wallmart, tirou o Varejo brasileiro da zona de conforto.

Se num primeiro momento se pensou que o e-commerce seguiria um caminho diferente do chamado varejo físico, hoje já se sabe que ambos andam no mesmo sentido, ou melhor, lado a lado. E foi justamente a necessidade de se inserir no mundo virtual que empurrou as empresas de Varejo a buscar soluções tecnológicas que pudessem facilitar essa inserção.

O movimento começou mas está longe de terminar. Grandes transformações ainda estão para chegar. A mobilidade é, sem dúvida nenhuma, uma das tendências mais importantes hoje no Varejo. Nesses cinco últimos anos, o vocabulário do varejista mudou. Palavras como multicanilidade, omnichannel e lojas híbridas estão na ordem do dia e surgiram no lastro deixado pela mobilidade.

Acompanhar o movimento dos clientes onde quer que eles estejam, oferecer uma experiência de compra à maneira do consumidor e antecipar desejos e comportamentos se tornaram chave para o Varejo conquistar um lugar de destaque. Empresas que empreenderem essa tarefa com mais eficiência, não importa se no mundo físico ou virtual, estarão certamente encabeçando a
lista das marcas preferidas.

Cloud computing também tem se mostrado outra alternativa que favorece o Varejo ao acenar com velocidade, agilidade e até redução de custos na implementação de serviços ou mesmo no lançamento de novas operações. A maioria das startups do setor varejista já traz no DNA o modelo de computação em nuvem.

As ferramentas de Big Data são a grande promessa de um novo futuro para o setor varejista. Tanta tecnologia, trouxe uma infinidade de informações sobre clientes e produtos. A questão agora é saber exatamente o que fazer com isso. Esses dados, na sua maioria não estruturados, oriundos principalmente de mídias sociais, possuem um valor inestimável. O varejo já sabe disso mas ainda vai levar um tempo para implementar soluções de análise e big data para tirar o máximo proveito desses recursos.

Os tempos de informalidade no Varejo ficaram no passado. A tecnologia hoje é uma grande aliada do varejista na busca de produtividade e maior eficiência operacional. Muitos estão empreendendo mudanças nos seus processos internos, revendo modelos tradicionais de gestão e adotando novos processos e ferramentas que tragam maior integração e velocidade na tomada de decisões.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais