Obra de extensão da linha do Trensurb entra em nova fase

A obra de extensão da Linha 1 do Trensurb entra para uma nova fase com a montagem do aparelho de manobra ferroviária, que permite o trem passar de uma via para outra: o AMV. Este mecanismo é composto por duas…

A obra de extensão da Linha 1 do Trensurb entra para uma nova fase com a montagem do aparelho de manobra ferroviária, que permite o trem passar de uma via para outra: o AMV. Este mecanismo é composto por duas lâminas móveis, as agulhas ou chaves, as quais podem se deslocar entre os dois trilhos da via, além da parte central, o cruzamento, denominado jacaré ou coração. – Quando as rodas do truque ferroviário entram no AMV, elas são direcionadas para frente ou para o desvio, em função da posição das lâminas – explica o engenheiro Rodrigo Lacerda.

Como as agulhas do AMV são as únicas peças móveis da linha ferroviária elas sofrem grandes esforços, por isso são construídos com aços especiais de elevada resistência e dureza.

De acordo com o consórcio, na primeira etapa (até estação Liberdade) da obra serão instaladas 4 unidades de AMV´s, com previsão de conclusão da instalação em abril de 2011.

O Consórcio Nova Via é formado pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Toniolo/Busnello. A obra de expansão do Trensurb até Novo Hamburgo tem extensão de 9,3 km, e inclui a construção de quatro novas estações e reurbanização das áreas ao entorno. O governo federal está investindo R$ 700 milhões no projeto.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA realiza reunião de diretoria para debater temas estratégicos do s...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    CAGED de dezembro 2024: Fechamento do ano do mercado de trabalho

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Mercado de trabalho em Porto Alegre: pesquisa do Sindilojas POA aponta desafios e ...

    Veja mais