Observatório do Trabalho qualificará políticas de emprego

Participou da cerimônia o presidente da Comissão Municipal de Emprego, também diretor de Relações Políticas e Institucionais do Sindilojas Porto Alegre, Antônio Sanzi

Uma parceria inédita entre a…

Participou da cerimônia o presidente da Comissão Municipal de Emprego, também diretor de Relações Políticas e Institucionais do Sindilojas Porto Alegre, Antônio Sanzi

Uma parceria inédita entre a prefeitura, o Sebrae e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) irá viabilizar um novo instrumento de geração de dados sobre o mercado de trabalho de Porto Alegre – o Observatório do Trabalho. A iniciativa foi lançada na tarde desta terça-feira, 17, pelo prefeito José Fortunati e o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos, em ato no Paço Municipal. A ferramenta deve entrar em operação no final de maio.

O Observatório terá um site na Internet, ligado ao portal da prefeitura, com informações detalhadas sobre a ocupação das vagas de trabalho no mercado da Capital. O projeto utilizará a tecnologia de georreferenciamento das ocupações e empresas em atividade, o que permitirá segmentar as pesquisas dos perfis profissionais por faixa etária, grau de qualificação e localização por bairros.

Para o prefeito, o projeto irá democratizar informações fundamentais para os cidadãos, gestores públicos e privados, com vistas à qualificação das oportunidades de trabalho. “O Observatório irá fortalecer os instrumentos de avaliação, criando uma base concreta para embasar políticas públicas que ampliem o acesso ao emprego qualificado e a melhores salários para os trabalhadores”, afirmou Fortunati.

Parceria – O Observatório será também um instrumento para qualificar a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), que a prefeitura desenvolve em parceria com o Dieese. “É uma parceria inédita, reunindo poder público, o setor empresarial, com o Sebrae, e o Dieese, intersindical. Com esse novo trabalho, ganha a cidade, ganham os cidadãs de Porto Alegre”, destacou a presidente do Dieese nacional, Zenaide Honório.

A ferramenta irá disponibilizar análises de curto, médio e longo prazos, sob diferentes óticas. “Teremos um diagnóstico do mundo do trabalho, apontando com precisão onde é possível empreender e onde há oportunidades de trabalho”, avaliou Pompeo. Conforme o diretor técnico do Sebrae, Marco Antônio Kappel, os dados serão úteis para todo o mercado.

Medalha – Na solenidade, o prefeito e o secretário assinaram decreto que cria a medalha Floriceno Paixão. A homenagem será concedida anualmente, por ocasião das comemorações do Dia do Trabalho, a pessoa ou entidade com reconhecidos serviços prestados ao mercado de trabalho de Porto Alegre. A escolha dos agraciados será feita por comissão composta por representantes dos trabalhadores, dos empresários e do município.

Ex-deputado federal, Floriceno Paixão faleceu em fevereiro de 2011, em Porto Alegre, aos 91 anos, vítima de doença neurológica degenerativa. Paixão foi deputado constituinte e autor do projeto de lei que instituiu o 13º salário, em 1962.

Participaram da cerimônia o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Antônio Sanzi, os secretários da Juventude, Luizinho Martins, e do Gabinete do Povo Negro, Clóvis André da Silva, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Heron de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul, Marcus de los Santos, a viúva de Floriceno Paixão, Talita Paixão, e familiares do homenageado.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais