Operação Ar Puro é retomada na Capital

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) retomam hoje as ações da Operação Ar Puro. O objetivo é verificar o nível de gases emitidos por…

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) retomam hoje as ações da Operação Ar Puro. O objetivo é verificar o nível de gases emitidos por motores de veículos de médio e grande porte, movidos a óleo diesel. O gerente de Fiscalização de Trânsito e Transporte da EPTC, Carlos Pires, explicou que a inspeção é feita com um equipamento denominado opacímetro, que quantifica a intensidade de fumaça emitida. As ações têm como alvo caminhões, caminhonetes, ônibus, táxis-lotação e micro-ônibus que realizam o transporte escolar. “”Estamos empenhados em garantir uma melhor qualidade do ar para a população””, justificou.

Se flagrado emitindo poluentes na atmosfera, o certificado de registro e licenciamento é retido até regularização do veículo, mediante a regulagem comprovada das bombas de óleo. “”A documentação é liberada após vistoria no veículo. Os infratores têm prazo de cinco dias para a regularização dos equipamentos.”” Para realizar a medição, os agentes e técnicos da EPTC utilizam o opacímetro – equipamento que é instalado no cano de descarga dos veículos. Com base em um programa de computador, é possível medir, com exatidão, o grau de poluição o, de acordo com os níveis de emissão dos gases. O equipamento é regularizado pelo Inmetro.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais