Os 10 setores de franquias que mais crescem no Brasil

A Associação Brasileira de Franchising divulgou nesta semana dados de expansão das franquias em 2016, com o recorte por setor de atuação

As franquias faturaram mais de 150 bilhões de reais em 2016. Porém, esse não é um crescimento uniforme: alguns tipos de negócio puxaram mais esse resultado do que outros. Se você pensa em empreender por meio de uma unidade franqueada, vale a pena pesquisar tais tendências de crescimento antes de bater o martelo sobre qual será seu futuro empreendimento.

Após publicar uma prévia do resultado que o franchising obteve no último ano, a Associação Brasileira de Franchising divulgou nesta semana o crescimento consolidado por cada ramo de atividade no mundo das franquias.

Ao todo, onze setores de franquias entram na análise da ABF: Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Entretenimento e Lazer; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Moda; Saúde, Beleza e Bem-estar; Serviços Automotivos; Serviços Educacionais; e Serviços e Outros Negócios.

Os primeiros colocados

O ramo de franquias que mais cresce no país é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar: houve uma alta de 15,5% nas receitas, comparando os resultados de 2016 com 2015. De acordo com a associação, o crescimento se deve à adoção de novos canais de venda e à entrada de novas redes no mundo do franchising: desde negócios mais tradicionais, como lojas de cosméticos, até os mais inovadores, como as clínicas médicas populares.

Já o segmento de Serviços Automotivos teve o segundo melhor índice de crescimento no mesmo período, com 11,6% de variação. Uma grande explicação para isso é a expansão do mercado de veículos seminovos, o que aumenta a procura por serviços automotivos com padrão de atendimento e agilidade: por exemplo, lavagem e troca de óleo express.

A medalha de bronze ficou com o setor de Moda, alcançando um crescimento de 10,4% na comparação anual. As estratégias de promoção e expansão, aliadas às ofertas de novos produtos, explicam a alta de receitas, segundo a ABF.

Alimentação, um dos ramos mais tradicionais do franchising, ocupa o quarto lugar do ranking, com um crescimento anual de 8,8% nas receitas. A alta se deve à diversificação dos canais de venda (por meio de aplicativos, por exemplo) e ao uso de promoções. Vale lembrar que, em números absolutos, a Alimentação segue sendo a área mais representativa do mundo das franquias.

Das 11 áreas analisadas, a única que não cresceu foi a de Entretenimento e Lazer, que apresentou um recuo de 10,7% (e por isso não consta na tabela a seguir).

Confira, a seguir, quais são os ramos de franquia que crescem no Brasil, com base nos resultados vistos em 2016:

Posição      Segmento                                                   Variação 2016/2015
1                Saúde, Beleza e Bem-Estar                         15,50%
2                Serviços Automotivos                                   11,60%
3                Moda                                                           10,40%
4                Alimentação                                                 8,80%
5                Limpeza e Conservação                               7,90%
6                Comunicação, Informática e Eletrônicos       7,50%
7                Casa e Construção                                       5,40%
8                Serviços Educacionais                                  5,20%
9                Serviços e Outros Negócios                          4,30%
10              Hotelaria e Turismo                                       3,20%

 

Fonte: Exame

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais