Os 5 passos para um atendimento encantador

Ao longo de uma experiência de 9 anos com treinamento de vendedores, compradores e gerentes, pude ouvir muitas histórias interessantes sobre como encantar pessoas e torná-las nossas clientes, e jamais usando artimanhas ou qualquer tipo de sedução de vendas, mas transformando a nossa mente realmente como deve ser.

As pessoas não podem mais suportar qualquer tipo de engano, tentativas invasivas e traçadas de palavras e sentimentos falsos com intuito de trazer uma venda ou benefícios próprios do vendedor. A nova mentalidade é um relacionamento transparente, onde nos colocamos no lugar do outro e tentamos suprir suas necessidades, sendo assim, vamos ver 5 itens que entendo como fundamentais para encantar em seu atendimento e na mudança da sua vida e de seus clientes!

1. O cumprimento transparente – ao atender quem quer que seja, um humor alterado não pode ser atirado sobre a outra pessoa, mas também por outro lado, não é possível exigir do atendente (vendedor, consultor ou quem quer que seja) um ânimo acima do que o mesmo pode oferecer em determinadas situações, visto que pode estar passando por problemas mais sérios naquele momento. Sendo assim, deve-se orientar o atendimento sempre para que o cliente receba um cumprimento transparente e sincero, e que fará o possível para atendê-lo, sem pressa, sem ficar de saco cheio, sem arrogâncias pela vestimenta ou aparência do cliente e dando atenção ao que ele responder, ouvindo-o mais do que falando.

2. Atender no mínimo a necessidade básica do cliente – é preciso que o atendente conheça bem o produto ou serviço negociado com o seu cliente. Antes de entregar ou falar do seu produto, é imprescindível que saiba ouvir o seu cliente e deixar claro se possui o produto ou serviço que possa atender a sua necessidade. Não se pode “jogar” brutalmente no colo de seu cliente algo que o mesmo não precisa, e é engano achar que a outa pessoa não perceberá a sua “jogada”. Entenda que não importa fazer uma venda naquele momento e perder fidelidade de seu cliente.

3. Agregando valores – após os processos anteriores, é preciso ainda surpreender seu cliente e não apenas entregar o que ele precisa, mas entregar algo a mais. Imagine você recebendo um presente de aniversário, e mais do que isso, é um presente que gosta, e mais ainda que isso, terá uma festa para compartilhar o mesmo com seus amigos. Uma experiência completa e rara, não é?

Da mesma forma, é preciso entregar algo a mais para seu cliente, como um frete especial, uma embalagem diferente, levá-lo ao caixa mais simpático do dia, entregar o produto antes do esperado pelo mesmo, mostrar que a edição do livro que ele está levando é uma edição rara e especial, enfim… seja criativo e surpreenda, sempre!

4. Pós-venda – a empresa Kabum faz um trabalho de pós-venda muito bacana, pois quando se compra pelo seu site, durante todo processo até que o produto chegue, recebemos e-mails de comunição, deixando-nos tranquilizados com os prazos e entrega. Além disso, após chegada do produto recebemos um formulário para que possamos avaliar a qualidade do atendimento. O pós-venda é a melhor chave para conseguirmos bons testemunhos de nossos clientes, fidelizá-los e gerar mais negócios e novos negócios através de indicações. Imagine a sua estética ligar 2 dias depois para sua casa querendo saber como foi o tratamento feito ou o corte realizado?

Espero que estas dicas o ajudem, que se preocupe sempre em encantar o seu cliente e tenha sucesso, sempre!