Os 5R’s do famoso atendimento!

Cliente profissional é especialista em duas coisas: pesquisar preço (e condições) e detectar falhas.

Jeff Jarvis, autor do Livro “O que a Google faria” tem uma frase que gosto muito que é “o seu pior cliente é o seu melhor amigo”.

O ciente que aponta falhas e reclama está na verdade nos prestando uma consultoria gratuita, de nada adianta trabalharmos o composto tradicional de marketing (produto, preço, praça e promoção) se processos e pessoas não estiverem alinhados e gerando uma boa produtividade. Quando o cliente sinaliza nossas falhas precisamos perceber esta atitude como um feedback e converter o erro em aprendizagem.

Para realizarmos um bom (e fantástico) atendimento precisamos pensar na gestão do atendimento. Gestores de vendas e vendedores podem se utilizar de uma ferramenta bem simples, mas que quando trabalhada (num formato de processo) colabora significativamente com a venda: os 5 R’s.

Carlos Alberto Faria, da Merkatus Marketing, nos diz que essa prática apoia a organização na obtenção e fidelização clientes, nos levanto a pensar nos seguintes pontos: relevância, reconhecimento, receptividade, responsividade e relacionamento.

EXPLICANDO OS 5R’s

Relevância: todo vendedor é na verdade um consultor, ele precisa ajudar o cliente a encontrar os produtos e serviços que o cliente quer, demonstrando como aquele produto se torna uma fonte de benefícios e soluções para o cliente.

Reconhecimento: durante seu atendimento o cliente precisa perceber como você é único ou diferente. Outras empresas possuem o mesmo produto que você, o que faz a diferença hoje é o atendimento recebido (e percebido).

Receptividade: receba esse cliente da melhor maneira possível, trate-o como verdadeiro anfitrião. Busque sempre conhecer seu cliente para ofertar o melhor atendimento.

Responsividade: no Dicionário Aurélio responsividade tem o significado de “que envolve resposta”. Quantos vendedores dizem que vão ligar tal dia e em “x” horas para o ciente e não retorna? O cliente adora acompanhar seus processos e se manter informado, portanto, gere respostas ao seu cliente de maneira continua, isso gera confiabilidade.

Relacionamento: cultive o relacionamento, faça do cliente um cliente para toda a vida.Transforme a primeira compra em compras sucessivas, estabeleça um relacionamento comercial duradouro com o seu cliente. A venda é o inicio (ou permanência) de uma história.

Conquiste e mantenha clientes, eles são nossa melhor propaganda!

Veja também

    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    Um ano após a enchente, varejistas ainda enfrentam desafios e buscam reinvenção

    Veja mais