Os Papais Noéis já se preparam

Um só Papai Noel não dará conta de cumprir uma agenda atribulada nas semanas que antecedem o Natal, em Santo Ângelo, nas Missões. Para não sobrecarregar o Bom Velhinho, a Câmara de Dirigentes Lojistas…

Um só Papai Noel não dará conta de cumprir uma agenda atribulada nas semanas que antecedem o Natal, em Santo Ângelo, nas Missões. Para não sobrecarregar o Bom Velhinho, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade abriu três vagas para o cargo, mas até agora somente uma pessoa se inscreveu. Há requisitos a serem cumpridos: ter mais de 40 anos, pesar mais de cem quilos e ser simpático. Barba natural branca é dispensável, mas se o candidato tiver, melhor. Até dia 31, dá tempo para candidatar-se.

Parece, porém, que a falta de Papai Noel no mercado é localizada. Em Porto Alegre, 32 Papais Noéis receberam treinamento na sexta-feira para enfrentar a maratona em shopping centers da Região Metropolitana, a partir de 4 de novembro. São homens com mais de 50 anos, com barba natural, não obesos, mas com uma barriguinha. Conforme a sócia-proprietária da agência Storck (especializada em promoções para shoppings), Vânia Storck, o treinamento incluiu desde conversas com uma psicóloga até orientações com um profissional de estética, que deu dicas de como clarear a barba, mantê-la e apará-la. – Tem de ter principalmente paciência e o dom – conta Vânia.

Aposentados ou autônomos, os profissionais do Natal que trabalham nos shoppings ganham de R$ 180 a R$ 200 por dia, em média. Na rotina deles também há espaço para confraternização. Há cinco anos, um encontro os reúne em Gramado. O próximo Festival dos Papais Noéis será nos dias 19 e 20 de novembro, na Aldeia do Papai Noel. Conforme a organização da Aldeira, participam noéis dos mais variados padrões. Mais de 50 Papais Noéis do país são convidados. Em contraste com a abundância que ocorre em novembro em Gramado, Santo Ângelo não descarta rever os requisitos para conseguir seus três noéis, conforme a diretora de eventos da CDL, Carmen Veeck.

Preparativos mobilizam o comércio. Confira a situação dos principais shoppings da Capital para as festas de fim de ano:

– Barra Shopping Sul: terá como tema O alegre Natal dos ursinhos. Outras atrações de destaque são a Fantástica Banda de Ursos e o Urso Encantado, que irá interagir com as crianças. A decoração será finalizada no dia 5 de novembro.

– Iguatemi: a decoração, em uma área de 300 metros quadrados, terá como tema Uma floresta encantada e já está sendo montada. A apresentação oficial será em 4 de novembro, data em que também vai ser realizado o Show Mágico de Natal, quando os animais ganham vida para procurar o Papai Noel – atração que se repetirá todas as quartas-feiras, às 19h.

– Moinhos Shopping: inicia a montagem da Praça do Noel, no primeiro andar, a partir de hoje. O espaço tem mais de 30 metros quadrados e inclui uma trilha que poderá ser percorrida pelos visitantes e leva ao coreto e à árvore de Natal, com 7,30m de altura. A inauguração será em 5 de novembro.

– Praia de Belas: começa a preparar o ambiente hoje e apresenta a decoração no dia 8 de novembro. Um dos destaques é o Expresso de Natal, instalado na Praça da Magia, no primeiro andar.

– Total: apresenta sua decoração especial, com o tema A fábrica do Papai Noel, no dia 12 de novembro.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais