Os segredos dos líderes campeões
O tema Liderança está a cada dia mais em moda porque faltam líderes no mercado.
Qualquer um percebe claramente quando uma empresa tem um líder e quando não tem.
Ao entrar em um posto de gasolina, você percebe a limpeza ou a sujeira, como os empregados agem, a organização geral do local.
Há alguns meses, fui contratado para dar uma palestra para uma prefeitura. Ao desembarcar, fui recebido por um motorista que usava uma jardineira que mal cobria o tórax, tinha o cabelo sujo, usava sandália de dedos e tinha um linguajar extremamente vulgar.
Pensei: “essa prefeitura sofre com a falta de um líder de verdade”. Não deu outra coisa. Apesar de o gerente de treinamento ser uma pessoa sensacional, ele não conseguia agir frente a tanta dispersão. Alguns meses depois, falava-se de um escândalo na prefeitura.
Nesses mais de 30 anos trabalhando com líderes e empresas, percebi que há quatro competências imprescindíveis para os lideres campeões:
1- Ter uma obsessão criativa
O líder precisa ser obsessivo com uma missão, como era Steve Jobs com criar produtos diferentes ou Nelson Mandela com unir a África do Sul, ou o Betinho se propondo a acabar com a fome no Brasil.
Quando você vê um líder, essa pessoa é maluca por uma determinada meta.
Os outros vão cansar no meio do caminho e ele vai continuar.
A maioria das pessoas se contenta com fazer o máximo. Os verdadeiros líderes fazem tudo o que precisa ser feito para celebrar a sua conquista.
2- Criar um ambiente produtivo
Quando estudei Administração de empresas nos anos 90 no Japão, o professor de aquisições fez o seguinte comentário: “quando vocês forem comprar uma empresa, visitem três lugares – a fábrica, o refeitório e o banheiro dos empregados”.
Seu raciocínio eram que uma empresa que não dá condições para o seu pessoal trabalhar não vai ter uma equipe comprometida.
Ele tem razão. A empresa tem de criar um ambiente físico e afetivo para as pessoas darem o máximo.
Um líder sabe criar um um lugar onde as pessoas tenham prazer de fazer bem feito tudo o que é preciso.
3- Respeitar o código de honra
Uma das coisas mais importantes de uma organização: a palavra do líder tem que valer.
Quando as pessoas perdem o respeito com as promessas da direção, elas aprendem que podem falar qualquer coisa sem se importar com as consequências.
O líder de verdade sabe criar na equipe um comprometimento com as palavras para que todos saibam o que vai acontecer.
E, principalmente, ele dá o exemplo. Porque sabe que, se não seguir as regras que ele mesmo criou, ninguém mais vai respeitá-las.
4- Conquistar aliados poderosos
Líderes verdadeiros têm aliados muito fortes. Eles sabem que não se ganha uma guerra sozinho e por isso formam alianças.
Acabou a era do “self made man” – aquela pessoa que se faz sozinha.
Hoje quem faz alianças e age com cooperação vai ter muito mais poder para conseguir sucesso.
Como você exercita essas competências na sua posição de líder?
Espero que bastante, porque sozinhos andamos pouco.