Os ventos sopram a favor do aeromóvel

Quase 30 anos depois de o projeto do aeromóvel da Avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre, ser abandonado, o novo veículo que ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto da…

Quase 30 anos depois de o projeto do aeromóvel da Avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre, ser abandonado, o novo veículo que ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto da Trensurb começa a ganhar corpo.

Na próxima semana, a abertura dos envelopes da concorrência para construção de dois módulos do aeromóvel marcará o renascimento de um projeto rejeitado pelo Ministério dos Transportes em 1982.

A busca por transportes com menor prejuízo ao ambiente durante a Copa de 2014, algo que não estava “na moda” na época de criação da linha descontinuada da Avenida Loureiro da Silva, é uma das molas propulsoras do aeromóvel em 2011.

Os protótipos brancos de fibra de vidro já passam por testes na oficina da Aeromóvel do Brasil. A empresa integra o Grupo Coester, fundado pelo responsável pela invenção, o gaúcho Oskar Coester. – Como toda invenção, a história é sempre a mesma. Quando surgiu a turbina, por exemplo, houve receio de avião sem hélice – diz Coester.

Para o aeromóvel começar a se mover nos trilhos, resta uma segunda pendência, além da contratação da empresa que construirá os veículos – seguindo os moldes da Aeromóvel do Brasil. Conforme o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, até o início de fevereiro, após o orçamento de 2011 ser sancionado pela Presidência da República, deve ser assinada a contratação da Construtora Premold, vencedora da licitação das obras civis, ou seja, da estrutura em que funcionará o aeromóvel. A Trensurb aguarda a liberação financeira federal. Assim que esses prazos forem cumpridos, deve começar a construção da estrutura, com previsão de término em nove meses.

A alternativa preencherá uma lacuna na ligação entre o aeroporto e o sistema da Trensurb. No momento, existe uma van e um ônibus da Infraero, gratuitos, que fazem o percurso entre os terminais 1 e 2 do Salgado Filho. Há ainda sete linhas de ônibus regulares que passam pelo aeroporto, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O aeromóvel fará uma viagem de somente 90 segundos para levar os passageiros de um ponto a outro, acima do nível do chão e livre do trânsito pesado da área.

O aeromóvel é um barco a vela de cabeça para baixo, define o seu criador. Mas não somente por ser movido pelo vento gerado por uma espécie de ventilador é que se configura em uma opção de transporte barato e pouco poluente. O segredo está em eliminar o que Coester chama de peso morto (o que é transportado excluindo o passageiro). O veículo carrega cerca de 30 quilos de peso morto por pessoa. Para comparar, 90% do que automóveis transportam se resumem a sua própria estrutura – na média, há 1,2 passageiro por carro nas grandes cidades.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais