Otimismo de comerciantes para o Dia das Crianças é o mais elevado desde 2005

SÃO PAULO – O otimismo dos comerciantes brasileiros para o Dia das Crianças deste ano está elevado. Tanto é que esta é a melhor expectativa para a data desde 2005.
Isso porque, de acordo com pesquisa da…

SÃO PAULO – O otimismo dos comerciantes brasileiros para o Dia das Crianças deste ano está elevado. Tanto é que esta é a melhor expectativa para a data desde 2005.
Isso porque, de acordo com pesquisa da Serasa realizada com 1.007 executivos do varejo de todo País entre os dias 8 e 15 de setembro, 57% dos empresários esperam aumento do faturamento na data, ao passo que, em 2009, esse número era de 49%.

De acordo com o levantamento, divulgado nesta terça-feira (28), outros 35% dos empresários esperam estabilidade na data, índice menor que os 37% do ano passado. A perspectiva de queda nas vendas é apontada por 8% dos executivos entrevistados. Em 2009, 14% acreditavam no recuo do faturamento.

Grandes empresas estão mais otimistas
Segundo a pesquisa, as grandes empresas do comércio continuam sendo mais otimistas do que as outras no que se refere ao faturamento, já que 76% aguardam crescimento.

Entre as pequenas, o aumento do faturamento é esperado por 54% dos empresários. Entre as médias empresas, o aumento do faturamento é esperado por 66% dos executivos.

Por sua vez, na análise regional, com relação ao faturamento, empreendedores do Nordeste e Norte são os que registram expectativas mais positivas, com 72% e 61%, respectivamente, ante 2009.
Nas outras regiões foram registrados os seguintes percentuais: 56% (Centro-Oeste), 55% (Sudeste) e 50% (Sul).

Análise
Segundo os técnicos da Serasa, a parcela de empresários otimistas neste Dia das Crianças chega aos patamares do 1º semestre, quando a economia apresentava um forte crescimento.

Considerando todas as datas comemorativas do varejo em 2010, o Dia das Crianças apresenta a 3ª maior parcela de empresários otimistas (57%), ficando atrás do Dia das Mães (60%) e da Páscoa (58%).

De acordo com a instituição, o Dia das Crianças é o termômetro para o Natal, portanto, pode-se prever que teremos um bom final de ano para o varejo.

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais