Otimismo para as vendas de Natal entre os varejistas é o maior desde 2005

SÃO PAULO – Os varejistas nunca demonstraram tanto otimismo com relação ao aumento das vendas e do faturamento como o verificado para o final deste ano. Segundo a Pesquisa Serasa de Expectativa Empresarial…

SÃO PAULO – Os varejistas nunca demonstraram tanto otimismo com relação ao aumento das vendas e do faturamento como o verificado para o final deste ano. Segundo a Pesquisa Serasa de Expectativa Empresarial para o Natal, divulgada nesta quarta-feira (8), 69% das empresas brasileiras esperam aumentar o faturamento em relação à mesma época de 2009. É o maior patamar desde o início da pesquisa em 2005, considerando todas as datas especiais do varejo. Além disso, 22% acreditam na estabilidade do faturamento, ao passo que 9% estão apostando na queda. Segundo a Serasa, na média, o crescimento esperado é de 10,5% no faturamento sobre o Natal 2009.

Porte da empresa

As grandes empresas são as mais otimistas para o crescimento do faturamento. Entre elas, 87% esperam que o Natal eleve o caixa. As médias empresas ficaram em segundo lugar entre as mais otimistas, com 77% acreditando no incremento do faturamento. Entre os empresários de pequenas empresas, 67% esperam avanço no faturamento para a época natalina.

Regiões

Por região, os maiores índices de crescimento das vendas são esperados pelas empresas que estão na região Nordeste, com 81% dos varejistas acreditando em aumento do faturamento, seguida das regiões Sudeste, Norte e Sul, empatadas com 68% de otimistas. Na região Centro-Oeste, o percentual de otimistas alcançou 57%. A pesquisa foi realizada com 1.001 empresas do comércio de todo o País, entre os dias 10 e 19 de novembro. Elas foram segmentadas por porte (pequeno, médio e grande) e região (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste).

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais