Otimismo para as vendas de Natal entre os varejistas é o maior desde 2005

SÃO PAULO – Os varejistas nunca demonstraram tanto otimismo com relação ao aumento das vendas e do faturamento como o verificado para o final deste ano. Segundo a Pesquisa Serasa de Expectativa Empresarial…

SÃO PAULO – Os varejistas nunca demonstraram tanto otimismo com relação ao aumento das vendas e do faturamento como o verificado para o final deste ano. Segundo a Pesquisa Serasa de Expectativa Empresarial para o Natal, divulgada nesta quarta-feira (8), 69% das empresas brasileiras esperam aumentar o faturamento em relação à mesma época de 2009. É o maior patamar desde o início da pesquisa em 2005, considerando todas as datas especiais do varejo. Além disso, 22% acreditam na estabilidade do faturamento, ao passo que 9% estão apostando na queda. Segundo a Serasa, na média, o crescimento esperado é de 10,5% no faturamento sobre o Natal 2009.

Porte da empresa

As grandes empresas são as mais otimistas para o crescimento do faturamento. Entre elas, 87% esperam que o Natal eleve o caixa. As médias empresas ficaram em segundo lugar entre as mais otimistas, com 77% acreditando no incremento do faturamento. Entre os empresários de pequenas empresas, 67% esperam avanço no faturamento para a época natalina.

Regiões

Por região, os maiores índices de crescimento das vendas são esperados pelas empresas que estão na região Nordeste, com 81% dos varejistas acreditando em aumento do faturamento, seguida das regiões Sudeste, Norte e Sul, empatadas com 68% de otimistas. Na região Centro-Oeste, o percentual de otimistas alcançou 57%. A pesquisa foi realizada com 1.001 empresas do comércio de todo o País, entre os dias 10 e 19 de novembro. Elas foram segmentadas por porte (pequeno, médio e grande) e região (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste).

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais